Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

MP de Contas orienta prefeituras na criação do Fundo Municipal de Calamidade Pública

13 fev 2026 às 07:31
Por: Portal Tarobá
Foto: AEN

Alinhado ao Programa de Avaliação das Contas Municipais de Governo (Progov) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que monitora, entre outras áreas, as políticas públicas de gestão ambiental, o Ministério Público de Contas (MPC-PR) expediu a Recomendação Administrativa nº 3/2025. O documento orienta os gestores dos 399 municípios paranaenses a adotarem providências para instituição, regulamentação e efetiva operacionalização do Fundo Municipal de Calamidade Pública.


O foco principal da medida é garantir agilidade e transparência na gestão de recursos públicos destinados à prevenção, mitigação de efeitos e ao atendimento ágil à população vítima de desastres naturais – como enchentes e vendavais –, fortalecendo a governança climática municipal diante desses eventos emergenciais cada vez mais frequentes e graves.


Para isso, o MPC-PR orienta que a instituição do fundo ocorra via lei específica, elaborada com clareza, transparência e previsão de fontes de receita diversificadas. O documento também recomenda a estruturação das Defesas Civis municipais, com a criação e capacitação de uma equipe técnica responsável pelo planejamento e a gestão do órgão. Sugere, ainda, a adesão a programas federais de apoio técnico e o uso obrigatório dos sistemas oficiais de monitoramento, como o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) e o Sistema Informatizado de Defesa Civil (SISDC/PR). 


A urgência dessa recomendação é reforçada pelo aumento de eventos extremos, como o tornado registrado em novembro do ano passado em Rio Bonito do Iguaçu, no Sudoeste do Paraná. Segundo o MPC-PR, a ausência de um fundo próprio e de estrutura adequada para essas situações emergenciais compromete o planejamento e limita a capacidade de resposta local. Além disso, a falta desses mecanismos dificulta o acesso aos repasses do Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap-PR), conforme a Lei Estadual nº 21.720/2023.


A Recomendação Administrativa nº 3/2025 do MPC-PR foi publicada em 10 de dezembro passado, em edição suplementar do  Diário Eletrônico do TCE-PR nº 3.585.

Outras notícias

Recém-nascido é encontrado morto, em saco plástico dentro de lago em Arapongas

EPR Iguaçu antecipa investimentos e entrega trabalhos iniciais quatro meses antes do previsto

Após pedido da PM, binário da Rua Dom Pedro II X Rua Engenheiro Rebouças voltará a ter sentido duplo



Progov

Desde o exercício de 2022, o Parecer Prévio do TCE-PR relativo à Prestação de Contas Anual (PCA) dos prefeitos avalia, além da regularidade ou não da execução contábil, financeira, orçamentária e patrimonial dos recursos públicos municipais, a efetividade e a eficácia de serviços essenciais prestados aos cidadãos. A metodologia tornou-se referência para outras cortes e foi recomendada como boa prática pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).


Além da gestão ambiental, atualmente o Progov avalia outras sete políticas públicas na PCA: saúde; educação; assistência social; administração financeira; previdência social; transparência, controle e relacionamento com o cidadão; e aquisições e contratações. Gestão ambiental e aquisições foram incorporadas em 2025, ano em que também foi incluído o controle interno na área de transparência.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Mulher de 43 anos morre em acidente de motocicleta na zona norte de Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Batida traseira entre caminhonete e carroça deixa feridos na PR-272 em Francisco Alves

Cidade

PRF divulga balanço de atendimento a acidente com micro-ônibus na BR-277 em Irati

Cidade

Transporte coletivo não tem horário diferenciado neste Carnaval em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Vereadora de Londrina denuncia possível irregularidade no abastecimento da frota da prefeitura

Cidade
Londrina e região

Investigação de execução de empresário em Ibiporã revela envolvimento com agiotagem

Cidade
Londrina e região

Homem de 38 anos é assassinado dentro de ferro-velho em Ibiporã: foram pelo menos 18 tiros

Cidade
Londrina e região

Moradores da Zona Leste reclamam de falta de ônibus após mudanças nos itinerários

Cidade
Londrina e região

Suspeito morre em confronto com a Rotam na PR-445 após denúncia de veículo irregular

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 11 | Azeite sob a perspectiva da medicina

Podcast Café Com Edu Granado | EP 51 | Disciplina, Fé e Legado | Sadraque de Oliveira

Podcast do Marcelo Villa | EP 3 | Agro, Inovação e Negócios | Marcelo El Kadre

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.