A partir desta quarta-feira (4), o Hospital Evangélico de Londrina passa a oferecer mil vagas para consultas pediátricas, como parte do plano de enfrentamento às síndromes respiratórias, lançado pela Secretaria Municipal de Saúde.
A medida foi adotada diante do aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias e da baixa cobertura vacinal contra a gripe na cidade e na região. Segundo a secretaria, além das consultas presenciais no hospital, a ação inclui a ampliação do número de teleconsultas em UBSs( Unidades Básicas de Saúde).
A secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, destacou que o número de atendimentos relacionados a síndromes respiratórias vem crescendo de forma preocupante. No PAI (Pronto Atendimento Infantil), a alta chega a 50%, enquanto na UPA do Sabará e no PA do Jardim Leonor, ambos na zona oeste, o aumento ultrapassa 20%.
Apesar da escalada nos casos, a adesão à vacinação contra a gripe segue baixa. A cobertura geral em Londrina está em apenas 40%, com índices ainda menores entre crianças (22%) e gestantes (21%). Apenas os idosos apresentam melhor adesão, com 49% imunizados até o momento.
Como Londrina é cidade referência da 17ª Regional de Saúde, também recebe pacientes de municípios vizinhos. Por isso, Vivian Feijó alertou para a necessidade de intensificar a vacinação em toda a região.