Cerca de 1.500 pessoas devem ser atendidas no mutirão de perícias médicas que será promovido pelo INSS em Londrina neste final de semana. Dezessete peritos médicos de diversas regiões do país estarão na cidade realizando atendimentos das 7h às 17 horas, na Agência da Previdência Social (APS) Shangri-lá (R. Visconde de Mauá, 161) e no prédio do INSS localizado na Av. Duque de Caxias, 1.135. Serão atendidas apenas agendamentos realizados previamente. As últimas vagas disponíveis podem ser agendadas pelo telefone 135.
O objetivo do mutirão é reduzir o tempo de espera para a realização de perícias médicas presenciais, procedimento necessário para o reconhecimento tanto do direito ao benefício de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) quanto do benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência - BPC LOAS. Segundo o Gerente-Executivo do INSS em Londrina, Ronaldo Azevedo Patrício, a iniciativa deve diminuir o tempo médio de espera de 90 dias para menos de 60 dias.
Patrício alerta para a necessidade da apresentação de todos documentos necessários para a avaliação médico-pericial, como exames médicos, atestados e documentos pessoais com foto. “Como os atendimentos serão realizadas por médicos de outras localidades, fica inviabilizada a apresentação posterior de documentos complementares. Vale ressaltar ainda que será exigido documento com foto mesmo quando se tratar de menores de 16 anos”,
Outra maneira de agilizar a concessão do auxílio por incapacidade temporária concedido pelo INSS é através do Atestmed, programa que permite o envio de laudos e atestados pelo aplicativo Meu INSS, eliminando a necessidade de perícia presencial para afastamento do trabalho por até 180 dias. Para fazer o requerimento, basta acessar o Meu INSS e escolher a opção “Pedir Benefício por Incapacidade ou através do 135”.