O dia “D” da campanha de vacinação nas fronteiras neste sábado (07), às 10h, na aduana da Ponte da Amizade, reunirá autoridades dos Ministérios da Saúde do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, o secretário de Saúde do Estado do Paraná, Beto Preto e o prefeito Chico Brasileiro. O Zé Gotinha original, ícone das campanhas no país, também estará presente no evento.
Antes do ato, às 8h30, no mesmo local, já estará em funcionamento um posto de vacinação transfronteiriça. A imunização seguirá até as 12h30.
Além da ação na Ponte da Amizade, as 29 unidades básicas de saúde estarão abertas das 9h às 15h para imunização da população. A mobilização também acontecerá simultaneamente nas cidades dos países vizinhos, que fazem divisa com Foz do Iguaçu.
A orientação da coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Adriana Izuka, é para que a população compareça aos locais disponíveis com a caderneta de vacinação a fim de completar as imunizações. Todas as vacinas do calendário básico serão ofertadas à comunidade.
Campanha
A campanha integra o projeto piloto “Promovendo Fronteiras Saudáveis e Seguras”, articulado pelo Mercosul e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em parceria com os Ministérios de Saúde do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai e com apoio da das secretarias municipais desses países. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal nas regiões com importante trânsito de pessoas interterritorial e que são mais suscetíveis à transmissão de doenças.
O dia “D” integra a campanha que teve início no dia 02 de outubro e segue até o dia 11 deste mês, com a intensificação da oferta de vacinas do calendário básico, com ênfase na tríplice viral, poliomielite e febre amarela. Nos dias 10 e 11 de outubro terá mais uma ação, das 8h às 12h, voltada principalmente para a imunização de caminhoneiros, no Porto Seco.
SERVIÇO
Evento: Dia “D” de Vacinação nas Fronteiras do Mercosul
Quando: 07 de outubro
Ações: Ato oficial às 10h, na aduana da Ponte da Amizade - Posto de Vacinação Transfronteiriça, no mesmo local, das 8h30 às 12h30 – Abertura das 29 unidades básicas de saúde, das 9h às 15h.