Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Novo regente da Osuel é londrinense e estreia nesta quinta

15 ago 2023 às 11:46
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: UEL

A Administração da UEL recebeu nesta segunda-feira (14) o novo maestro titular da Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel), Rossini Parucci, que será o responsável pela condução dos concertos e ensaios da mais antiga orquestra sinfônica do Paraná, criada oficialmente em março de 1984. O novo titular substitui Alessandro Sangiorgi, que ocupou o cargo de regente e diretor artístico da orquestra nos últimos oito anos. A estreia do maestro será nesta quinta (17), às 20h30, dentro da Temporada Ouro Verde. No repertório, Rossini, Respigui e Dvorak. Os ingressos custam R$40,00 e R$20,00.


Rossini nasceu em Londrina e tem largo conhecimento do cenário musical da cidade. Ele iniciou os estudos com o Othonio Benvenuto, com quem estudou composição e regência. Benvenuto morreu em fevereiro de 2021 e foi o responsável pela criação e implantação da Osuel, além da coordenação de diversos corais da Universidade. O novo maestro também foi aluno de técnica vocal de Semiramis Lück e já esteve à frente do Madrigal de Londrina, do Coral Viva Voz e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. Ele também integrou a Osuel entre 2011 e 2012.


Rossini é contrabaixista e estudou na Arizona State University (ASU), graduando-se em 2010, com distinção. Foi solista da ASU Sinfonietta e finalista da ASU School of Music Concerto Competition. Atuou também como contrabaixo principal da ASU Symphony Orchestra, da ASU Chamber Orchestra e do Lyric Opera Theater da mesma universidade. Atualmente, Rossini atua com regente convidado e contrabaixista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.


A reitora da UEL, Marta Favaro, lembrou que a Osuel representa uma das potências da Universidade, contando com um público fiel de cerca de mil pessoas a cada apresentação. Ela afirmou que o novo maestro titular vem colaborar para uma nova fase da orquestra, que necessita recompor seu quadro para continuar a realizar o trabalho de difusão do repertório erudito. Para a diretora da Casa de Cultura, Marta Dantas, a chegada de um músico de Londrina para a direção da Osuel representa uma oportunidade para o fortalecimento do trabalho.


Participaram da apresentação do maestro, no Gabinete da Reitoria, no campus, o vice-reitor da UEL, Airton Petris; a chefe de gabinete, Lisiane Freitas de Freitas; o chefe da Divisão de Música da Casa de Cultura, João Carlos Rolim de Souza, e a encarregada de Sessão de Música Orquestral da Casa de Cultura, Paloma Scucuglia.


Com informações do portal da Filarmônica de Minas Gerais.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Praias artificiais lotam no verão e bombeiros reforçam alerta contra afogamentos

Cidade
Imagem de destaque

Fumaça em apartamento mobiliza bombeiros e força evacuação de prédio na Gleba Palhano

Cidade

Polícia Civil orienta foliões sobre golpes durante o Carnaval

Cidade

Porto Seco de Foz bate recorde, mas nova estrutura segue em ritmo lento

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Guarda Municipal encontra menores desacompanhados e fecha estabelecimento em Londrina

Cidade
Londrina e região

Chuva espanta foliões e abertura do Carnaval de Londrina tem público abaixo do esperado

Cidade
Cascavel e região

Menina venezuelana sequestrada é encontrada morta em área rural de São Manoel do Paraná

Cidade
Londrina e região

Mulher de 39 anos é morta dentro de casa na Rua Borba Gato, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeitos de tráfico de drogas morrem em confronto com a Polícia Militar em Cambé

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 11 | Azeite sob a perspectiva da medicina

Podcast Café Com Edu Granado | EP 51 | Disciplina, Fé e Legado | Sadraque de Oliveira

Podcast do Marcelo Villa | EP 3 | Agro, Inovação e Negócios | Marcelo El Kadre

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.