Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Número de cirurgias na rede municipal de saúde de Foz cresce 66% em 2025

A ampliação dos procedimentos se deve a fatores como a reorganização de fluxos na secretaria
19 set 2025 às 08:34
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: HZS/SESA-PR

Entre os meses de maio e agosto de 2025, foram feitas 3.266 cirurgias pela rede municipal de saúde de Foz do Iguaçu, o que representa um aumento de 66% em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 1.965 procedimentos. O dado é um dos destaques do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) da Secretaria Municipal de Saúde, apresentado na manhã desta quinta-feira (18), na Câmara de Vereadores.


A ampliação dos procedimentos se deve a fatores como a reorganização de fluxos na secretaria, a parceria entre a Prefeitura de Foz com o Governo do Estado e a agilização dos exames pré-operatórios, como o eletrocardiograma.


“Ainda temos muito a fazer para tornar o atendimento na Saúde em Foz cada vez mais digno e de qualidade aos iguaçuenses, mas precisamos celebrar esses avanços e seguir em ritmo acelerado por mais conquistas”, afirma o prefeito General Silva e Luna.


“Sabemos que ainda temos diversos gargalos, não apenas em Foz do Iguaçu, mas no contexto geral do próprio Sistema Único de Saúde (SUS). Mas os números demonstram que temos muitos avanços e, o mais importante de tudo isso, é que a população tenha a sua demanda atendida”, afirma o secretário municipal de Saúde, Fabio de Mello.


Quase 24 mil exames

Outras notícias

Homem de 34 anos é encontrado morto no Lago Conde, em Cambé

Roubo a hotel em Foz do Iguaçu termina com perseguição, troca de tiros e quatro presos

Ação resulta na apreensão de 6 mil maços de cigarros contrabandeados em Foz do Iguaçu


As cirurgias pela rede municipal são executadas no Hospital Municipal Padre Germano Lauck e em prestadores de serviço vinculados à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), como os hospitais Madre de Dio, em São Miguel do Iguaçu, e Nossa Senhora da Luz, em Medianeira, e o CIS, no Poliambulatório.


“Ampliamos a oferta de exames e, com isso, conseguimos dar vazão a filas de espera das cirurgias”, comentou a diretora de Atenção Especializada, Tatiane Elias. De maio a agosto de 2025, foram 23.927 exames, enquanto no mesmo período de 2024 houve 22.963, representando um aumento de 4,2%. O principal crescimento foi no Centro de Especialidades Médicas, que passou de 3.195 exames no segundo quadrimestre de 2024 para 5.339 no mesmo período deste ano.


Impacto nas UPAs


O aumento do número de cirurgias reflete diretamente nos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Foz, conforme pontuou o diretor de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde, Jayme Carriello. Ele citou como exemplo pacientes que têm cálculo na vesícula. “Do começo do ano para julho tivemos uma diminuição de cerca de 40% do atendimento desses casos, que são pacientes que ficam retornando constantemente”.


Consultas de especialidades médicas


De maio a agosto, foram feitas 34.184 consultas médicas especializadas, contra 33.735 no mesmo período do ano anterior. Embora represente apenas 1,33%, Tatiane ressaltou que foi possível aumentar os atendimentos apesar de ser a mesma quantidade de contratos e não haver aumento no orçamento para essa prestação de serviço.


Além disso, houve significativos avanços em diversas áreas, como neurologia, oftalmologia, vascular, otorrinolaringologia e ginecologia. Na oftalmologia, por exemplo, a redução de filas foi de 48%, na otorrinolaringologia foi de 42% e, na área vascular, de 19%.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Forças de segurança apreendem mais de 330 quilos de maconha às margens do Rio Paraná

Cidade
Imagem de destaque

Bombeiros registram mais de 100 afogamentos no Paraná em apenas uma semana

Cidade

Corpo de homem é encontrado em região de mata no Reassentamento São Francisco

Cidade

Homem é encontrado inconsciente e ferido a golpes de facão na mata do Marco Zero

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Família com dois bebês morre em acidente entre carro e caminhão em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Bebês vítimas de acidente fatal eram gêmeos e tinham entre 4 e 5 meses de idade

Cidade
Londrina e região

Comércio de rua de Londrina fecha nesta quinta e sexta-feira

Cidade
Londrina e região

Homem agride policial militar mulher no Zerão e é contido por populares

Cidade
Londrina e região

Homem que agrediu policial militar feminina em Londrina é ex-policial civil

Podcasts

Podcast Fala Advocacia | EP 5 | Inteligência Artificial na advocacia

Podcast Arte do Sabor | EP 4 | Azeitóloga: história e curiosidades

Podcast Fala Advocacia | EP 4 | Qual o papel da comissão de compliance?

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.