O dia mais frio de julho chegou ao Paraná e fez muitos moradores tirarem os casacos do armário. A nova massa de ar frio que atravessa o estado desde quinta-feira trouxe uma mudança brusca no clima, com temperaturas em queda de até 10 graus ao longo do dia.
Diferente do habitual, o fenômeno da temperatura mínima invertida marcou a quinta-feira, quando as menores temperaturas foram registradas durante a noite, indicando a chegada da frente fria. Na sexta-feira, ao amanhecer, pelo menos 16 cidades paranaenses sentiram o impacto do frio intenso.
Entre as cidades com os termômetros mais baixos estão Palotina, com apenas 1,1 grau; Ponta Grossa, registrando 3,1 graus; e Palmas, com 3,4 graus. Outras cidades como Altônia, Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Londrina, Maringá, Paranavaí, Toledo e Umuarama também tiveram manhãs geladas.
Embora as temperaturas tenham despencado, nenhuma delas superou os recordes registrados nos dias 24 e 25 de junho, quando o Paraná enfrentou as mínimas mais rigorosas do ano até agora.
A previsão indica que o frio deve persistir durante todo o fim de semana, mantendo o estado sob a influência dessa massa de ar polar.