As obras do Museu do Café, em Londrina, que começaram no ano passado, tem previsão de conclusão até abril deste ano. O prédio, onde antes funcionava a sede da 10ª Subdivisão Policial, fica na Rua Sergipe com a Avenida Leste-Oeste, na região central da cidade.
São 1.014 metros quadrados que serão interligados ao antigo Cadeião da Sergipe, onde desde dezembro de 2014 funciona o Sesc Cadeião. O orçamento inicial era de R$ 6,2 milhões. "O café faz parte da história de Londrina e contar essa história com todo o desenvolvimento econômico que o café trouxe para a nossa cidade é muito significativo”, disse a gerente do Sesc Patrícia Sugeta.
O museu será no térreo. Para completar o acervo já existente, o Sesc vai abrir a possibilidade de doações que ajudem a contar a história e a importância do café para Londrina e região. "Vamos fazer um chamamento para a população doar acervos, fotos, objetos que tenham algum significado e valor afetivo para a família, principalmente pioneiros”, contou Sugeta.
No andar superior, será alocado o Centro Cultural. As obras já estão mais adiantadas. Foi preciso refazer as redes hidráulica e elétrica, instalar sistema de prevenção de incêndio e climatização, além de adaptar os banheiros.
Apesar de algumas mudanças, como a retirada do revestimento da escada, troca de corrimão e substituição de portas e janelas, a reforma foi planejada para se preservar ao máximo as características originais do prédio histórico.