Uma onça-parda foi resgatada após ser laçada por produtor rural em Congonhinhas, no Norte Pioneiro, e está sob os cuidados do Hospital Veterinário (HV) da UniFil, em Londrina. O animal é uma fêmea jovem, com menos de um ano, e foi encontrada sobre o telhado de uma casa na propriedade rural.
De acordo com a médica-veterinária Daniela Martina, coordenadora do HV, a onça chegou magra e machucada. O resgate foi realizado na noite de terça-feira (30) por técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) de Cornélio Procópio e pela equipe do Hospital Veterinário, sendo o animal sedado com dardo e transportado para Londrina. O produtor informou que a onça vinha atacando e consumindo pequenos animais na propriedade.
Atualmente, a onça-parda recebe tratamento com soro, antibióticos e anti-inflamatórios. Ela será submetida a exames de raio-x, ultrassom e sangue para avaliar a gravidade dos ferimentos. A previsão de recuperação é de cerca de uma semana, antes que o IAT determine o local e a data de soltura. O veterinário Pedro Camargo, do IAT, reforça a importância de acionar os órgãos competentes para o manejo seguro de animais silvestres.