Uma operação contra o crime organizado foi realizada neste sábado na região de Yvy Porã, Colônia Gasory, distrito de Saltos del Guairá, no departamento de Canindeyú. A ação foi resultado de um trabalho de inteligência da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD), que culminou em uma intervenção tática do Comando de Defesa Interna (CODI) e da Força-Tarefa Conjunta (FTC).
Ao chegarem ao local, os agentes foram recebidos a tiros por um grupo fortemente armado, gerando um confronto que resultou na morte de três supostos narcotraficantes, ainda não identificados. O local funcionava como centro de armazenamento de drogas e estrutura de apoio logístico.
Foram apreendidos ao todo 887,2 quilos de maconha prensada e 4,4 quilos de haxixe, que supostamente seriam enviados ao Brasil, como parte de um esquema transnacional de tráfico de drogas. Também foi encontrado um verdadeiro arsenal de guerra:
-
13 fuzis de alto calibre (5,56 mm e 7,62 mm), alguns de origem militar
-
2 espingardas calibre 12
-
734 munições de diferentes calibres, incluindo uma de calibre .50
-
21 carregadores para armas longas
-
5 uniformes semelhantes aos utilizados pelas Forças Armadas
-
Equipamentos de comunicação, um visor noturno, armadilhas tipo “caza-bobo” e outros itens táticos
Além disso, foram apreendidas três embarcações, duas delas com motor de popa, que possivelmente eram usadas para o transporte fluvial de cargas ilegais por rotas fronteiriças.
Segundo as autoridades, esta ação representa um duro golpe estrutural a uma facção criminosa armada, com forte logística para atuar em áreas rurais e rotas do tráfico.