O palco da AML Cultural recebe na terça-feira, 29 de abril, duas sessões do Concerto Gloria, de Vivaldi, que será apresentado pela Orquestra Acadêmica Bravi, com a participação do Coral da Associação Médica de Londrina e do Coro Lírico de Londrina. As sessões acontecem às 19h e às 20h30 e os ingressos podem ser adquiridos no site www.orquestrabravi.com.br.
Com direção artística do maestro Jhonatan dos Santos, que irá reger a orquestra, e produção geral de Thalita Deldotti, a apresentação terá ainda a regência do tenor João Miguel Aiub, que conduzirá o Coro Lírico de Londrina, e da maestrina do Coral da AML, Paloma Scucuglia Hammershlag. A realização é da Orquestra Acadêmica Bravi, com produção da Flua Cultura e apoio da Rádio UEL FM e da AML Cultural.
No programa, os artistas irão apresentar obras do compositor italiano Antonio Lucio Vivaldi, que viveu entre 1678 e 1741 e compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. Vivaldi é conhecido do grande público principalmente por seus quatro concertos para violino e orquestra denominados “As Quatro Estações”.
No palco da AML Cultural, serão apresentadas as peças: Concerto para Cordas em Sol Maior (Alla Rústica), Concerto para Cordas em Ré Maior (Alla Rústica) e Gloria.
"A obra é lindíssima, do século XVIII, de 1715. Em outubro de 2024 nós realizamos a mesma peça, acompanhados do piano, e este ano vamos realizar a orquestração original, com a Bravi", diz Paloma, regente do Coral AML.
Ela conta que a escolha da obra "se deve ao fato de ser um conjunto de 12 peças de grande beleza, um texto religioso belíssimo, e que pode ser executada por grupos amadores com muita qualidade".
Para o diretor artístico Jhonatan dos Santos, "tocar Vivaldi já é um privilégio, imagine tocar o Gloria de Vivaldi no período de Páscoa? É exatamente essa experiência que iremos compartilhar com o público".
O concerto terá a participação de oito violinistas, três violistas, um violoncelista e um contrabaixista da Orquestra Bravi, além dos coralistas da AML e do Coro Lírico de Londrina. Serão convidados na apresentação o cravista Gonçalo Rebelato, o trompetista Cícero Cordão e Galeno Brasil no oboé, além das sopranos solistas Keidma Juliana e Ana Suzuki.