Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Pais temem perder a guarda dos filhos por não realizarem vacinação contra a Covid

25 mar 2025 às 12:59
Por: Portal Tarobá

O Ministério Público do Estado do Paraná emitiu uma recomendação administrativa orientando que todos os estabelecimentos de ensino, tanto públicos quanto particulares, exijam a comprovação de vacinação contra a Covid-19 no ato da matrícula e rematrícula de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 11 anos. A medida tem gerado polêmica, especialmente em Céu Azul, no Oeste do Paraná, onde centenas de pais estão se opostos à vacinação obrigatória e alegam estar sendo ameaçados de perder a guarda dos filhos caso não cumpram a medida.


Cerca de 300 pais de alunos do ensino fundamental se reuniram na cidade para protestar contra a exigência de comprovação da vacina. Segundo os manifestantes, após a recomendação do Ministério Público do Paraná, muitos pais têm sido convocados para comparecer ao Conselho Tutelar Municipal e ao próprio MP para prestar esclarecimentos sobre a decisão de não vacinar seus filhos.


A orientação do Ministério Público do Paraná baseia-se na legislação vigente, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e as normativas estaduais, que determinam a obrigatoriedade da vacinação infantil. A medida foi emitida para assegurar a proteção das crianças contra a Covid-19 e garantir um ambiente seguro nas escolas.


A Elida, mãe de um filho de seis meses, fez questão de ressaltar que optou por não vacinar o filho e, ao ser convocada para prestar esclarecimentos no MP, se sentiu coagida. 


Em janeiro de 2024, a vacina contra a Covid-19 passou a integrar o calendário nacional de vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A decisão, baseada em evidências científicas globais e na avaliação do cenário epidemiológico, foi respaldada pelo Ministério da Saúde. No entanto, muitos pais ainda expressam preocupação com os possíveis efeitos colaterais do imunizante.

Outras notícias

Cinco pessoas ficam feridas após capotamento na PR-488, em Diamante d’Oeste

Câmeras flagram furto em obra no bairro Santa Cruz, em Cascavel

Mulher é encontrada morta às margens da PR-473 em Nova Laranjeiras


A Secretaria de Saúde de Céu Azul, que faz parte da regional de Matelândia, segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização e a recomendação do Ministério Público do Paraná. A filha de 6 anos de Gildete, uma das moradoras da cidade, foi vacinada em casa, em Vera Cruz do Oeste. 


Recentemente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a decisão da justiça do Paraná que multou em três salários mínimos um casal que se recusou a vacinar a filha de 11 anos contra a Covid-19 durante o período da pandemia. A decisão gerou mais questionamentos entre os pais que resistem à vacinação infantil.


Em nota, a Prefeitura de Céu Azul informou que segue as diretrizes do Plano Nacional de Imunização, conforme a Nota Técnica do Ministério da Saúde e a recomendação do Ministério Público do Paraná. A Prefeitura também esclareceu que nenhuma matrícula foi recusada por falta da vacina, mas que está comprometida com a saúde pública.


Os pais que fazem parte do movimento em Céu Azul reforçam que continuarão lutando contra a obrigatoriedade da vacinação nas escolas. Mesmo com a polêmica, a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná reforça a segurança do imunizante e faz um apelo aos pais para que vacinem suas crianças, destacando a importância da proteção contra a Covid-19.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Homem é agredido no terminal oeste e encaminhado à UPA em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Odila Venturin Crespi morre aos 94 anos em Cascavel

Cidade

HUOP registra o primeiro nascimento de 2026 às 8h43 da manhã

Cidade

Primeira bebê de 2026 em Londrina nasce no Hospital Evangélico

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Após uma década de espera, residencial será regularizado em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Homem morre ao ser decapitado no bairro Universitário em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Suspeito de liderar tráfico morre em confronto com a Rotam na marginal da PR-445

Cidade

Tenente Rhuan Marco detalha prisão de homem que decapitou vítima em Cascavel

Cidade
Cascavel e região

Médico do Siate detalha atendimento a homicídio com decapitação em Cascavel

Podcasts

Podcast Café com Edu Granado | EP 45 | Ecossistema de Startups | Thiago Zampieri

Podcast Falando de Gestão | EP 43 | Educação e Empreendedorismo | Fabiano Galão

Podcast Fala Advocacia | EP 5 | Inteligência Artificial na advocacia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.