Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Mundo

Papa diz que Igreja Católica pode definir dia fixo para a Páscoa; entenda

Em 2025, a celebração acontecerá em 20 de abril para todas as denominações cristãs
28 jan 2025 às 19:53
Por: Uol

O papa Francisco declarou no último sábado (25) que a Igreja Católica está pronta para alterar seu calendário litúrgico e determinar um domingo fixo para a Páscoa —até o momento, a data é móvel. 


O papa apoia a proposta de criar junto a outras denominações uma data única para celebrar a ressurreição de Cristo. Em setembro, Francisco já havia se reunido com a delegação do grupo "Pasqua Together 2025", uma iniciativa dentro da Igreja que pretende justamente articular este acordo. Na ocasião, o papa reforçou que a "Páscoa pertence a Cristo e não aos nossos calendários", segundo a Santa Sé.


No sábado, Francisco frisou que acredita que os católicos estão prontos para a mudança. 


"Renovo meu chamado para que essa coincidência sirva de lembrete a todos os cristãos para darem um passo decisivo rumo à união, e isso em torno de uma data comum para a Páscoa. A Igreja Católica está disposta a aceitar a data que todos desejarem, uma data de união." Papa Francisco, na missa que encerrou uma semana de oração pela união dos cristãos. 


Em 2025, a celebração acontecerá em 20 de abril para todas as denominações cristãs. Esta é uma coincidência no cálculo, já que católicos romanos e ortodoxos, por exemplo, usam calendários diferentes: os primeiros usam o gregoriano desde 1582, enquanto o segundo grupo utiliza o calendário juliano, que entrou em vigor em 46 a.C., e foi utilizado nos tempos de Cristo. 

Outras notícias

Homem morre atropelado no acostamento da BR-369 entre Cambé e Rolândia

Lavouras de maconha em área ambiental protegida são destruídas no Paraguai

Guarda Municipal prende homem com mandado de prisão em Foz do Iguaçu


Diferenças de calendários


A Páscoa cristã começou a ser celebrada com base na Páscoa judaica, seguindo as referências das Escrituras. A ressurreição teria acontecido no terceiro dia da Páscoa judaica, ou o 16º dia do mês de Nissan no calendário lunissolar hebraico — um mês dos primeiros frutos, que se iniciava com a primeira lua nova da época da cevada madura em Israel.


No entanto, no segundo século, grupos de cristãos decidiram passar a celebrar a Páscoa apenas aos domingos. A mudança foi acatada no Primeiro Concílio de Niceia, em 325 d.C., quando o cálculo começou a se alterar.


Após o Grande Cisma que dividiu a Igreja Católica entre Romana e Ortodoxa em 1054, as diferenças se aprofundaram. Em 1582, a bula papal "Inter Gravissimas" estabeleceu um novo calendário — este, com 12 meses, que se usa no Brasil e no ocidente até hoje. Já os ortodoxos continuaram com o calendário juliano, que também tem anos bissextos, mas usa um cálculo diferente do gregoriano —por esse motivo, atualmente os dois calendários estão com uma diferença de 13 dias. 


No século 18, a Igreja Anglicana também adotou o novo calendário, em busca de uniformidade com o restante da Europa. Assim, também houve um alinhamento prático das celebrações entre grupos protestantes e católicos romanos por questões geopolíticas.


Desde 1923, algumas das igrejas ortodoxas do oriente passaram a adotar um calendário gregoriano modificado. Eles calculam a data da Páscoa de acordo com a lua nova astronômica no meridiano que passa por Jerusalém. Mas outras permaneceram com o calendário juliano. 


E quando cai a Páscoa cristã ocidental?


É importante entender o que é o equinócio antes de explicar como a data da Páscoa é definida.


O equinócio é um fenômeno que ocorre quando nenhum dos hemisférios da Terra, norte ou sul, está inclinado em relação ao Sol. Isso resulta em raios solares que incidem diretamente sobre a Linha do Equador, proporcionando igual duração do dia e da noite (12 horas cada).


Existem dois equinócios por ano: o equinócio de outono (em março no hemisfério sul e em setembro no hemisfério norte) e o equinócio de primavera (em setembro no hemisfério sul e em março no hemisfério norte). 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Homem é preso com mais de 11 quilos de maconha na rodoviária de Foz do Iguaçu

Cidade
Imagem de destaque

Programa Jornal Tarobá FM, realiza segundo Drive-Thru de prêmios nesta quarta

Cidade

Assalto termina em confronto com a polícia e deixa dois suspeitos mortos em Foz do Iguaçu

Cidade

Adolescente de 16 anos é apreendido após matar homem a facadas em Cambé

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Jovem de 19 anos é internado após desodorante ficar preso no ânus; veja foto

Cidade
Londrina e região

Vereador de Ibiporã se manifesta após acidente e alega desorientação por automedicação

Cidade
Londrina e região

Suspeita de embriaguez: vídeo mostra vereador cambaleando e caindo após acidente na BR-369

Cidade
Londrina e região

PRF instala novos radares e áreas exclusivas para motos na BR-369 após alta de mortes

Cidade
Londrina e região

Polícia avança em investigação de latrocínio e ouve terceiro suspeito da morte de motorista

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 45 | Evolução e Práticas do ESG

Podcast Conversa com Nassif | EP 11 | Comportamento e Neurociência | Eliane Sato

Podcast PodBrevis | EP 3 | Registro de Imóveis | Rosângela Lantmann e Genivaldo Soares

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.