Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Pesquisa aponta que escolas municipais não querem detectores de metais

10 ago 2023 às 18:17
Por: Assessoria de imprensa

Uma pesquisa realizada pelo Observatório de Gestão Pública (OGPL) com gestores de escolas municipais de Londrina mostra que a maioria deles não considera necessária a instalação de detectores de metais na porta das unidades de ensino.


O estudo do Observatório foi motivado pela apresentação de projeto de lei que propunha a aquisição de tais equipamentos como medida de enfrentamento aos recentes episódios de violência nas escolas. “Na pesquisa, questionamos também sobre outras medidas que os gestores consideram necessárias para aumentar a sensação de segurança nos estabelecimentos de ensino”, afirma a advogada Paula Zamian, assessora jurídica do OGPL.. 


Ele destaca que a intenção do OGPL, com a pesquisa, é colaborar com informações relevantes para a  criação de políticas públicas de enfrentamento  à violência nas escolas. As informações obtidas foram enviadas à Secretaria Municipal de Educação como forma de colaborar com as decisões do órgão sobre o tema. 


O formulário foi enviado a 88 escolas (76 urbanas e 12 rurais) que atendem crianças do P5 ao 5º ano, na faixa etária de 5 a 11 anos e, excepcionalmente, do P4, com crianças de 4 anos.  Deste  total, 55 responderam ao questionário.


Nas respostas, 54,54% dos gestores afirmaram que as escolas não têm interesse na compra de detectores de metais. Outros 38,18% responderam que sim e 7,27% condicionam a utilização de detectores à contratação de um funcionário para desempenhar a função.

Outras notícias

Impressora 3D vai ampliar produção de materiais em braille na rede municipal de Cascavel

Após morte de policial em serviço, associação é criada para apoiar famílias de agentes

Foz do Iguaçu vive simultaneamente a Quaresma e o Ramadã


Em relação à viabilidade de uso dos equipamentos no horário de entrada dos alunos, considerando a fila que se formaria, 61,11% disseram que não seria viável, outros 22,22 % responderam que sim e 14,81% condicionaram a viabilidade à contratação de funcionários.


Ao serem questionados sobre medidas mais eficazes para garantir a segurança, a grande maioria apontou soluções como permanência de segurança ou guarda armada nas escolas e a melhoria da estrutura física dos prédios, como levantamento de muros, manutenção de cercas, construção de quadras em ambiente fechado, assim como implantação de sistemas de videomonitoramento. De acordo com os gestores, essa também é a opinião da maioria dos pais de alunos.


Porém, foram expressivas também as sugestões relacionadas à prevenção da violência, como a maior participação das famílias na vida escolar dos alunos; orientações e palestras aos alunos, professores e famílias sobre como se portar diante de situações atípicas e sobre medidas preventivas e ações contra violência;  presença de equipes de apoio emocional para alunos; e realização de projetos de fortalecimento do vínculo entre alunos e escola.  


Além disso, foi sugerida a criação de "códigos de ética" para a não divulgação de casos sobre violência na escola e um trabalho mais focado em cidadania, com orientações sobre o uso seguro e responsável da internet e a importância de monitorar os conteúdos aos quais crianças e adolescentes têm acesso.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Obras na região norte de Cascavel prometem melhorar mobilidade e infraestrutura

Cidade
Imagem de destaque

Moradores arriscam a vida ao atravessar a BR-277 no bairro Turisparque

Cidade

Adolescente de 14 anos é encontrado morto em casa e causa comoção em Cascavel

Cidade

Área ocupada irregularmente é limpa e moradores pedem transformação do espaço em praça no Guarujá

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Jovem de 19 anos fica em estado crítico após bater moto contra radar em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Menina venezuelana sequestrada é encontrada morta em área rural de São Manoel do Paraná

Cidade
Londrina e região

Carnaval sem portas fechadas: comércio de Londrina mantém atendimento

Cidade
Londrina e região

Joalheria de shopping na zona sul é furtada durante a madrugada desta terça-feira

Cidade
Londrina e região

Tempestade provoca quedas de árvores e mobiliza Defesa Civil em Londrina

Podcasts

Podcast do Marcelo Villa | EP 4 | Gestão, Saúde e Bastidores | Felippe Machado

Podcast Falando de Gestão | EP 48 | Reunião de ex-alunos - Lições da gestão estratégica

Podcast Café com Edu Granado | EP 52 | Propósito, Esporte e Fé | Eduardo Borges

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.