Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Polícia Civil de Foz do Iguaçu deflagra Operação "Fraude Eletrônica"

16 mar 2023 às 08:39
Por: Portal Tarobá

A 6º SDP Foz do Iguaçu, em conjunto com o DENARC - Núcleo Foz do Iguaçu, deflagrou a Operação Policial “Fraude Eletrônica” nesta quinta-feira (16/03) com intuito de dar cumprimento a 10 ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão, e oito mandados de busca a apreensão os quais foram cumpridos simultaneamente nas cidades de Nova Petrópolis/RS e Foz do Iguaçu/PR, contra integrantes de um grupo criminosos responsável por cometer crimes de Estelionatos na forma eletrônica. 


O grupo agia nas plataformas digitais onde cooptavam as vitimas por meio de anúncios de vendas de objetos disponíveis em redes sociais, e posteriormente realizavam a negociação, enganando as vítimas com envio de comprovantes de pagamentos falsos. Para dar credibilidade à ação criminosa os integrantes do Núcleo Intelectual se apresentavam como policiais, inclusive utilizando de forma indevida imagens dos documentos funcionais de servidores. 


As ordens judiciais estão sendo cumpridas por cerca de 50 policiais civis com o apoio da Policia Militar. 


As investigações se iniciaram em maio de 2022 após a Agência de Inteligência da PCPR notar um crescimento nos registros de ocorrências onde as vítimas relatavam o mesmo modus operandi. Na época foram realizadas diligências investigativas e troca de informações com a Policia Militar, sendo identificado um responsável na cidade de Foz do Iguaçu que teria recebido, ao menos, três objetos oriundos de forma ilícita. 


Em julho de 2022 foi deflagrada a primeira parte da Operação Fraude Eletrônica, onde foi realizado o cumprimento de busca e apreensão na casa do investigado resultando na coleta de objetos, os quais auxiliaram nas investigações. 

Outras notícias

PCPR indicia três homens pelo latrocínio do ourives Cássio Aranda em Londrina

Avó assume criação de seis netos e pede ajuda na zona sul de Londrina

Prefeitura de Londrina utiliza decreto de emergência para acelerar recape asfáltico


A organização criminosa agia com dois núcleos, sendo o núcleo Intelectual formado por um casal que agia na cidade de Nova Petropolis/RS. Esse núcleo era responsável pela procura e escolha das vitimas e pela negociação dos objetos, enganando-as e se identificando como Policiais. Já o segundo núcleo, identificado como núcleo operacional é formado por comparsas em Foz do Iguaçu que eram responsáveis por receber os produtos oriundos dos crimes e revendê-los por valores abaixo do mercado, realizando, posteriormente, o repasse de parte dos valores para o núcleo intelectual.



A PCPR identificou, ao menos, 100 registros de ocorrências durante esse período no município de Foz do Iguaçu/PR, mas entende-se que o número de vítimas pode chegar ao dobro, pois é possível algumas pessoas não tenham registrado o fato. A estimativa de lesão financeira às vitimas ultrapassa o valor de R$ 200.000,00, sendo identificado que a quadrilha tinha preferências por objetos eletrônicos que, durante o percurso da ação, obteve de forma ilícita 16 vídeo games, 14 computadores e 10 aparelhos de televisão, entre outros itens apresentados abaixo:



A PCPR ressalta a necessidade de a população redobrar os cuidados ao realizar transações online, sempre verificando a procedência de sites, checando a idoneidade do comprador/vendedor, evitando intermediários e principalmente não realizar entrega de objetos sem ter certeza que o valor caiu na conta. Além disso deve-se desconfiar dos anúncios fora do comum (preços extremamente abaixo do mercado).

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

CMTU detalha ações para Rodoviária, coleta de lixo e mato alto em Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Homem é preso em flagrante furtando fios em frente à Catedral de Cascavel

Cidade

Operação conjunta no Santa Felicidade fecha bar usado como ponto de tráfico

Cidade

Dupla é suspeita de série de assaltos a comércios na região Leste de Foz do Iguaçu

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Família de idosa denuncia suposta negligência médica após morte no Hospital do Câncer

Cidade
Londrina e região

Avó assume criação de seis netos e pede ajuda na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Moradores de condomínio na zona oeste de Londrina reclamam de mau cheiro na água

Cidade
Cascavel e região

Motorista morre e três ficam feridos em grave acidente na BR-277 em Santa Tereza do Oeste

Brasil e mundo
Brasil

Namorado de delegada, membro do PCC foi a evento de posse: 'Parece deboche'

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 7 | A inovação por trás do azeite

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.