A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai ampliar a rede de referência para casos de dengue no feriado do Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira (1º). Serão duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas para atender casos exclusivos de dengue. Na região norte será a UBS Vivi Xavier (rua John Lenon, 105), e na região leste será a UBS Armindo Guazzi (Av. São João, 4321). Elas estarão abertas das 7h às 19h e vão somar esforços com a UBS do Ouro Branco, localizada na rua Flor do Alpes, 570, aberta das 7h às 23h, e com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sabará, que atende 24h, na Avenida Arthur Thomas, 2390. Ambas unidades de saúde já são referência no atendimento para casos de dengue.
A ampliação do atendimento durante o feriado objetiva proporcionar celeridade ao processo de estadiamento da doença, que é o acompanhamento de saúde realizado com todas as pessoas com suspeita de dengue. Esse acompanhamento consiste na verificação de sinais vitais, além da verificação da pressão arterial, na posição sentada e em pé, prova do laço, verificação do estado geral e sinais de alarme no paciente. Em alguns casos, exames laboratoriais também são realizados. Esse procedimento é importante para observar o possível agravamento da doença e é realizado em um período que pode variar de 7 a 10 dias.
Os pacientes que apresentarem sintomas clássicos de dengue podem se dirigir diretamente às unidades de referência em dengue, que atendem por livre demanda, sem a necessidade de agendamento. A população deve estar atenta para os seguintes sintomas: febre acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, náuseas, vômitos, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.