A prefeitura de Cascavel que terceirizar a gestão do Hospital de Retaguarda. O projeto de lei que solicita permissão para fazer a concessão do espaço está em discussão na câmara de vereadores.
O projeto prevê a concessão por um prazo de 10 anos. A empresa vencedora vai ficar responsável por toda a gestão do Hospital de Retaguarda, incluindo funcionários e manutenções do espaço. A unidade conta com 10 leitos de uti e 50 de enfermaria. O projeto também obrigado que pelo menos 60 por cento dos atendimentos sejam pelo SUS.
Com a terceirização, o município espera ganhar fôlego para procedimentos de baixa e média complexidades. O Sistema Municipal de Saúde fechou os quatro primeiros meses do ano com uma fila de 3600 cirurgias eletivas e 50 mil exames complementares.
A justificativa para terceirizar a gestão do hospital é financeira. O município estaria com dificuldade para manter a unidade em pleno funcionamento. São necessários quase dois milhões e meio de reais por mês para manter o Hospital de Retaguarda. O secretario de saúde diz que os repasses do SUS não cobrem o valor.
O presidente da comissão de saúde da Câmara, vereador Edson Souza, critica que não houve debate e questiona se a terceirização seria o melhor remédio para a cidade.