O prefeito Tiago Amaral e a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, anunciaram nesta quarta-feira (4) uma ampliação histórica no acesso a consultas e procedimentos especializados na rede pública de saúde de Londrina.
O anúncio foi feito na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar) e integra o plano de governo do prefeito, que tem como uma de suas diretrizes principais a redução das filas de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a adesão de Londrina ao Programa de Potencialização do Cismepar, serão ofertadas 3 mil vagas por mês em 15 especialidades médicas, por meio de um contrato válido por um ano, com investimento de R$ 4,5 milhões mensais, entre recursos próprios do município e emendas parlamentares.
O presidente do Cismepar, Onício de Souza, explicou que o programa garante um acesso facilitado aos serviços especializados, permitindo que a população conte com atendimento mais rápido e estruturado.
A cardiologia é a especialidade com a maior fila de espera atualmente: mais de 11 mil pacientes, alguns aguardando por consulta desde 2012.
O ponto de entrada para as consultas continuará sendo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por isso a prefeitura reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados para agilizar o encaminhamento aos especialistas.
Segundo a administração municipal, o aumento de vagas resultará em fortalecimento da rede municipal de saúde, com crescimento contínuo das agendas e negociações permanentes para novos incrementos assistenciais, oferecendo maior previsibilidade no atendimento da população.