Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Prefeitura implanta novas calçadas com acessibilidade no entorno do Centro Cívico

16 nov 2023 às 19:41
Por: Assessoria de Comunicação

Para melhorar a qualidade e segurança das calçadas no entorno da sede administrativa da Prefeitura de Londrina, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) está reconstruindo diferentes trechos de passagem na abrangência do Centro Cívico. As obras, iniciadas no começo de outubro, estão avançadas e contemplam a execução de novos calçamentos com a implantação de acessibilidade em faixas de extensão da avenida Duque de Caxias, ruas Otávio Zanetti, Governador Parigot de Souza, Presidente Arthur da Costa e Silva e Senador Souza Naves.


Ao todo, são cerca de 1.650 m² em execução de calçadas substituídas nos pontos mais críticos, solucionando problemas antigos referentes à 580 metros de trajeto – somados os trechos revitalizados. Este novo conjunto estrutural é todo feito com piso tátil direcional e drenante em paver. As passagens estão sendo alargadas e readequadas para permitir um fluxo mais seguro e confortável a quem utiliza essas vias públicas, em área de grande movimentação e trânsito intenso. Atualmente, quem passa por esses locais precisa andar, muitas vezes, em pisos estreitos com buracos e deformidades, faixas de grama e terra deslocadas, desviando de obstáculos.


ambém estão sendo implantadas novas rampas de acesso em concreto e reajustados pontos de travessia que antes eram problemáticos e estavam deteriorados, oferecendo riscos à população, principalmente a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. E, na fase de acabamento, a obra ainda proporciona o plantio de placas de grama esmeralda, totalizando 376 m² em reposição de faixas de grama.

Todas as melhorias feitas estão sendo realizadas com um investimento total da Prefeitura de R$ 226.215,02 com recursos próprios municipais. A previsão de conclusão, de acordo com a fiscalização da SMOP, é para o final de novembro, o que significa que as obras estão adiantadas, sendo que o prazo de entrega por contrato vai até o início de janeiro de 2024.


A empresa responsável é a Tekenge Engenharia e Construções, que vem executando uma série de obras públicas em Londrina, dentre as quais diversas revitalizações de calçadas com implantação de acessibilidade, atendendo diferentes regiões da cidade. Colaborando com a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) atuou fazendo a verificação das áreas inseridas no projeto, a fim de viabilizar a remoção de árvores que podiam ser retiradas nos trajetos em que bloqueavam a passagem ou causavam riscos por conta de sua condição atual.

Outras notícias

OAB Paraná lança canal 24h para atender mulheres vítimas de assédio no Carnaval

ExpoLondrina 2026 abre 350 vagas temporárias para limpeza e bilheteria

Vereadora Anne Moraes presta depoimento ao MP sobre denúncia de corrupção


Segundo a diretora de Loteamentos da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, Margareth Pongelupe, renovar o entorno do Centro Cívico e acessos à Prefeitura é uma forma de garantir maior mobilidade nessa abrangência. “Este é um trabalho que faz parte de um amplo corpo de ações desenvolvidas pelo Município nesse sentido, de revitalizar áreas públicas que necessitam de acessibilidade adequada, sejam elas em vias, praças, fundos de vale e outros. Nesse contexto, a atuação passa pelo mapeamento de locais inseridos em um passivo de décadas, o que inclui solucionar problemas de construções mais antigas, como a própria área da sede da Prefeitura, já que atualmente as licitações para loteamentos novos em Londrina já exigem todo um padrão de acessibilidade a ser executado”, descreveu.


A diretora ainda acrescentou que as intervenções voltadas a melhorar a mobilidade agregam tanto obras em espaços pertencentes ao Município como a fiscalização e exigência de regularização em áreas particulares que precisam fazer essas correções. “É necessário promover estes serviços em pontos que são de nossa responsabilidade, e o entorno da Prefeitura precisava oferecer condições adequadas. Também importante fazer com que sejam recuperadas passagens públicas em locais pertencentes a outros proprietários”, concluiu.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Para curtir ou descansar - Aeroporto de Londrina espera quase 10 mil passageiros durante o Carnaval

Cidade
Imagem de destaque

PM apreende 4,7 kg de maconha após perseguição aérea no Oeste do Paraná

Cidade

INMET emite alerta amarelo de tempestade com risco de granizo em Londrina e região

Cidade

Em pleno carnaval, porquinho invade a rodoviária e dá verdadeiro baile nos funcionários

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Indígena morre atropelado durante tentativa de saque à caminhão na BR-277 em Nova Laranjeiras

Cidade

Pesadelo na Cozinha: Chef Jacquin entrega restaurante transformado em Foz do Iguaçu

Cidade
Londrina e região

Mulher de 43 anos morre em acidente de motocicleta na zona norte de Londrina

Cidade
Londrina e região

Recém-nascido é encontrado morto em saco plástico dentro de lago em Arapongas

Cidade
Londrina e região

Investigação de execução de empresário em Ibiporã revela envolvimento com agiotagem

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 11 | Azeite sob a perspectiva da medicina

Podcast Café Com Edu Granado | EP 51 | Disciplina, Fé e Legado | Sadraque de Oliveira

Podcast do Marcelo Villa | EP 3 | Agro, Inovação e Negócios | Marcelo El Kadre

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.