A partir da quarta-feira da próxima semana, 16 de agosto, a Prefeitura de Londrina dará início à abertura de uma série de licitações para executar obras e projetos de infraestrutura na cidade. Ao todo, o Município pretende investir até R$ 7,4 milhões nas cinco licitações, que podem ser disputadas por empresas de todo o país mediante participação on-line.
A íntegra dos editais mais os documentos anexos foram publicados na página de Licitações do Portal da Prefeitura, onde constam os critérios e requisitos, detalhes dos objetos a serem adquiridos e outras informações. Para conferir, basta acessar aqui.
Desde abril deste ano, a Prefeitura de Londrina adotou a nova Lei de Licitações (Lei Federal nº 14.133/2021). E, dentre as alterações advindas da nova legislação, as concorrências públicas passam a ser eletrônicas, assim como os pregões.
Pela lei anterior, os concorrentes entregavam presencialmente os envelopes contendo suas propostas de preço mais os documentos técnicos e de habilitação. Esses itens eram recebidos pela equipe da Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP), analisados e, a cada etapa, havia um prazo para recursos.
A plataforma onde tramitam as concorrências públicas é a Compras.gov.br do Governo Federal, por isso as empresas devem fazer o seu cadastro com antecedência, assim como no Sistema de Cadastro de Fornecedores (SICAF).