Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Prefeitura passa a ter novos critérios para doação e concessão de imóveis públicos

03 out 2023 às 19:57
Por: Portal Tarobá

Para que a cidade passe a contar com critérios claros e objetivos ao realizar a doação ou cessão de imóveis públicos a terceiros, a Prefeitura de Londrina e o Ministério Público do Paraná (MP-PR) firmaram, na tarde desta terça-feira (3), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O documento, assinado pelo prefeito Marcelo Belinati e pelo promotor de Justiça Renato de Lima Castro, traz as diretrizes que serão aplicadas para beneficiar empresas e indústrias que queiram se instalar no município.


Em entrevista coletiva, concedida na sede do MP-PR, o prefeito Marcelo Belinati explicou que o TAC representa um marco para a cidade, já que as divergências sobre a política de industrialização se arrastam há décadas, sem uma solução definitiva. Para sanar essa questão, a Prefeitura está finalizando um Projeto de Lei, elaborado em conjunto com o Sebrae, que vai abarcar os pontos elencados no TAC e, ao mesmo tempo, atualizar a Lei de Incentivo à Indústria (Lei n° 5.669 de 1993). A expectativa é de que, em cerca de 60 dias, o documento seja protocolado no Legislativo.


Entre os pontos estabelecidos pelo TAC, está a preferência pela modalidade de concessão de direito real de uso, ao transferir o imóvel público para a iniciativa privada. Já a doação com encargos passa a ser aplicada somente em casos excepcionais, e ambas modalidades devem ser precedidas de um processo licitatório de leilão. E no edital da licitação, devem ser elencados os encargos, prazos para cumprimento e a cláusula de reversão.


Em casos de interesse público na doação, é prevista a dispensa de licitação, desde que sejam cumpridos alguns requisitos. Dentre eles, a ausência de interessados além do beneficiário ou ausência de concorrentes em âmbito nacional, entre outros critérios.


Para o presidente da Codel, Alex Canziani, a segurança jurídica proporcionada pelo TAC e, em breve, pela nova Lei de Incentivo à Indústria, é o principal benefício dessas medidas. “Através desse Termo, poderemos dizer claramente quais as condições que o Município de Londrina aceita para trazer investimentos. Isso vai permitir que a gente mostre aos empresários o que construímos junto com o Ministério Público, com toda segurança jurídica. Entre os requisitos que as indústrias procuram, esse é um ponto fundamental, e esse é um passo importante para transformarmos nossa cidade em um local cada vez mais próspero, sustentável e com qualidade de vida”, frisou.

Outras notícias

Natal do Gramadão reúne famílias e encanta visitantes em Foz do Iguaçu

Cúpula do Mercosul em Foz termina com adiamento de acordo com a União Europeia

Caminhão arranca fiação de telefonia e causa danos à fachada de empresa


O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Ângelo Pamplona, apontou que o entendimento entre a Prefeitura e o MP-PR tranquiliza o setor produtivo da cidade. “Hoje não teremos mais essa preocupação, que tínhamos antes do TAC, das empresas serem assediadas e receberem propostas que Londrina não poderia oferecer. Cidades da região vêm e oferecem benefícios para nossas empresas que, muitas vezes, não têm aqui. Esse termo faz com que a gente possa oferecer aos nossos empresários e nossas indústrias que continuem por aqui, que os benefícios virão”, disse.


*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Casal fica ferido após carro bater e capotar várias vezes na PR-445

Cidade
Imagem de destaque

Homem tem órgãos genitais cortados com facas na zona rural de Londrina

Cidade

Hemocentro de Londrina vai contar com posto descentralizado para doações em 2026

Cidade

Van sem freios atinge portão ao tentar evitar queda em ribanceira e deixa 11 feridos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Adolescente é morto a facadas em carro de aplicativo em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem tem órgãos genitais cortados com facas na zona rural de Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem de 45 anos é encontrado morto por familiares no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

Justiça condena Prefeitura de Cambé a realizar obras no Recanto Rancho Ringo

Cidade
Londrina e região

Jovem de 18 anos morre ao bater motocicleta contra árvore em Rolândia

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 3 | Como comprar azeite Andorinha online?

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 8 | A Jornada Empreendedora | Karol Moreira

Podcast Café Com Edu Granado | EP 43 | Disciplina e Superação | Junior Zampar

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.