Na manhã desta terça-feira (13), a Prefeitura de Londrina, com escolta da Guarda Municipal, realizou a reintegração de posse de um barracão no Jardim Felicidade, na zona norte da cidade. O espaço, que era usado por trabalhadores da reciclagem, foi desocupado após autorização da Vara da Fazenda Pública, atendendo a um pedido do município.
Durante a ação, o grupo que ocupava o local, com o auxílio de moradores do bairro, retirou as bags de material reciclável tanto a pé quanto com caminhões, enquanto equipes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) faziam a limpeza do espaço.
A área pertence ao município e foi cedida à Associação Esperança em 2004. A ONG encerrou suas atividades em 2014, e desde então o barracão passou a ser utilizado por coletadores independentes de materiais recicláveis, de forma irregular.
Segundo a Justiça, em fevereiro de 2025, uma notificação para desocupação voluntária foi enviada, mas a área continuou ocupada. Em dezembro do mesmo ano, um mandado judicial autorizou a reintegração. Everson Cerdeira, que se colocou como responsável pelo espaço, estava no local há mais de 10 anos.
Durante o processo, a Justiça concedeu prazo para regularização do serviço, mas não houve adequação à legislação vigente. Mesmo assim, o local não deixa de ser fonte de sustento para muitas pessoas, que dependem da coleta e venda de materiais recicláveis.