A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, informa que, de segunda-feira (28) até 1º de agosto, será realizado um mutirão de atendimento do Cadastro Único por meio de visitas domiciliares.
A ação atende às diretrizes do Governo Federal, que vem promovendo processos de atualização cadastral do Cadastro Único, com a exigência de que, em alguns casos específicos, a atualização ocorra exclusivamente por visita ao domicílio.
Entre os perfis obrigatórios para atualização domiciliar estão:
-
Famílias unipessoais, compostas por apenas uma pessoa. Atualmente, Cascavel possui cerca de 16 mil famílias unipessoais cadastradas no Cadastro Único.
-
Famílias inseridas na Ação de Qualificação Cadastral de 2025, conforme indicação do Governo Federal. No momento, são 1.546 famílias nessa condição.
-
Outros casos específicos, como famílias que desejam atualizar o Cadastro Único para excluir um integrante que possui renda.
Atendimento presencial:
Devido à alta demanda, o município está adotando estratégias para intensificar o atendimento domiciliar. Por isso, não haverá atendimento presencial do Cadastro Único nas unidades do CRAS de segunda-feira (28) até 1º de agosto, pois os entrevistadores sociais estarão exclusivamente dedicados às visitas domiciliares.
A Secretaria Municipal de Assistência Social realizará os agendamentos prévios e conta com a colaboração das famílias para receber as equipes nas datas e horários marcados. A previsão é realizar mais de 400 visitas ao longo da semana.
Os demais atendimentos nas unidades do CRAS ocorrerão normalmente. Os atendimentos para inclusão ou atualização do Cadastro Único retornarão no dia 4 de agosto.