Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

"Prende e solta": fala do ministro Lewandowski gera polêmica e revolta população

Em nota, a Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol) criticou a fala do ministro, apontando falta de conhecimento sobre o trabalho das forças policiais e desrespeito aos profissionais que arriscam suas vidas para combater o crime
21 mar 2025 às 19:20
Por: Portal Tarobá

A expressão “prende e solta” tem gerado indignação na população, especialmente após a recente fala do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que afirmou que “a polícia prende mal e o Judiciário é obrigado a soltar”. A declaração, feita durante um evento em Brasília na última quarta-feira, rapidamente repercutiu e gerou protestos entre as instituições policiais brasileiras.


Em nota, a Associação dos Delegados de Polícia do Paraná (Adepol) criticou a fala do ministro, apontando falta de conhecimento sobre o trabalho das forças policiais e desrespeito aos profissionais que arriscam suas vidas para combater o crime. A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal também se manifestou, destacando que a declaração desrespeita a polícia judiciária e prejudica a integração do sistema de justiça criminal.


A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná, por sua vez, expressou apoio às forças policiais, ressaltando que, nos últimos anos, o estado tem registrado os menores índices de criminalidade da história, resultado de políticas de segurança pública eficazes e investimentos nas forças de segurança.


Nas ruas, a população compartilha a mesma insatisfação. Empresárias que foram vítimas de furtos e roubos relatam o trauma causado pela criminalidade, e a sensação de impunidade é visível. Nos últimos dias, a equipe da Tarobá flagrou um homem traficando na Avenida Brasil, usando tornozeleira eletrônica, evidenciando o problema da reincidência criminal. Casos como este têm sido recorrentes, com criminosos com passagens pela polícia voltando às ruas rapidamente.


Embora as forças de segurança atuem intensamente no combate ao crime, com operações semanais como a realizada pelo Grupo de Diligências Especiais, a impressão de ineficácia da justiça continua. Recentemente, um homem com uma vasta ficha criminal foi identificado em imagens durante um roubo a uma transportadora, mas o mandado de prisão não foi expedido. Em outro caso, um homem preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma foi liberado, mesmo sem passar pela audiência de custódia, após a decisão de que, por ser primário, não justificaria a manutenção da prisão cautelar.


A falta de respostas claras e rápidas tem causado um crescente descontentamento da população, que acredita cada vez menos na eficácia do sistema judiciário brasileiro. Enquanto isso, a insegurança continua a ser um dos maiores desafios enfrentados pela sociedade.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Grave acidente na BR-369 em Corbélia: carro e caminhão batem e carreta tomba

Cidade
Imagem de destaque

Homem fica nu e se joga em córrego no Ecopark Santa Felicidade em Cascavel

Cidade

Polícia Federal apreende carga milionária de eletrônicos no Aeroporto de Cascavel

Cidade

Desentendimento por conta de comanda teria sido motivo de assassinato em Cascavel

Mais Lidas

Brasil
Brasil

Mulher é encontrada morta em motel após autorizar saída de parceiro antes do fim da estadia

Cidade
Cascavel e região

Desentendimento por conta de comanda teria sido motivo de assassinato em Cascavel

Brasil
Brasil

Cirurgia de reconstrução da mulher que levou 61 socos do namorado é considerada um sucesso

Cidade
Cascavel e região

Homem é morto a facadas após desentendimento em boate na BR-277 em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Menino de 8 anos é atingido por ônibus enquanto brincava na rua em Londrina

Podcasts

Tá no Pod | CONCRE ABC | Conheça a história por trás da CONCRE ABC | David Comino

Podcast Eleva+ Cast | EP 18 | GLP e Segurança em Condomínios | Consigaz

Podcast Pretexto Sonoro | EP 1 | Um debate sobre CLT e PJ | Laurito Lira e Robson Pires

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.