Com a chegada da primavera, a presença de abelhas nas ruas de Cascavel tem chamado atenção e gerado um aumento nos chamados à Defesa Civil. A mudança climática e a abundância de plantas ornamentais, jardins e árvores floridas atraem os insetos em busca de néctar e pólen, essenciais para suas colmeias.
Em 2025, a cidade registrou 954 ocorrências relacionadas a abelhas, sendo 128 apenas em setembro, indicando que os enxames estão cada vez mais visíveis em áreas urbanas. Em ações recentes no bairro Riviera, a equipe da Defesa Civil realizou a remoção de colmeias que se formaram em sofás descartados irregularmente. A Secretaria do Meio Ambiente precisou interromper os trabalhos devido à presença dos insetos.
O coordenador da Defesa Civil, Nei Haveroth, explica que a remoção segue etapas específicas, garantindo a segurança da equipe e da população. Durante o serviço, os moradores e motoristas próximos são alertados para evitar acidentes.
A recomendação principal é não tentar remover enxames por conta própria. O uso de veneno ou fogo é proibido. O correto é acionar imediatamente a Defesa Civil pelo número 199 e aguardar a equipe especializada.