Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Primeira Mostra Livre Teatro começa neste sábado em Londrina

1ª edição do evento promovido pelo curso Livre Teatro terá estreia de montagens, reapresentações e bate-papo sobre o fazer teatral
28 nov 2025 às 14:51
Por: Portal Tarobá

Para celebrar o seu terceiro ano de atividades teatrais, o curso Livre Teatro promove a 1ª Mostra Livre Teatro entre 29 de novembro e 15 de dezembro, em Londrina. O evento vai contar com apresentação de bate-papo, espetáculos dos grupos avançado e iniciação do curso, além de peças dirigidas e escritas pelo idealizador da mostra e criador do Livre Teatro, o ator, diretor e dramaturgo Luan Valero. A maioria das atrações tem ingresso gratuito.


A abertura da Mostra Livre Teatro acontece no sábado (29/11), às 20 horas, na Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159), com um bate-papo entre os artistas Alex Lima e Luan Valero. Esse evento é aberto ao público, sem necessidade de ingressos. Valero, idealizador e coordenador do Livre Teatro, irá falar sobre sua trajetória e também suas experiências paralelas ao projeto, apresentará o Livre Teatro, desde a primeira edição, equipe e apoiadores. Em seguida, com a presença de Alex Lima, ele mediará uma conversa a respeito das experiências deste artista, seus pontos de vista, referências e afinidades artísticas.


Linha de Corte

No domingo (30/11), às 20h, também na Usina Cultural, o grupo iniciação do Livre Teatro estreia o espetáculo “Linha de Corte”. A montagem é uma releitura da peça “Santa Joana dos Matadouros”, do dramaturgo e poeta alemão Bertolt Brecht. Na peça, o rei dos frigoríficos, Pedro Paulo Bocarra, ao receber instruções vindas da capital, paralisa o mercado da carne. Com isso, desencadeia uma grande crise para toda a sociedade. E com essa manobra, são os trabalhadores quem mais sofrem. Então, um grupo conhecido como Boinas Pretas, liderado por Joana, oferece um alívio focado na religiosidade e na parcimônia. Ao ver sua abordagem não surtir efeito, Joana inicia uma jornada em busca de uma solução que alivie o sofrimento daquela gente.


A montagem adaptada e dirigida por Valero, segue o plano de trabalho do Livre Teatro, que em 2023 e 2024, já havia montado outras duas obras de Brecht: “O casamento do pequeno-burguês” (1919) e “A alma boa de Setsuan” (1940/1941), que ganhou releitura em “Parábola da Alma Boa”. “Santa Joana localiza-se no meio da produção literária de Brecht, com uma história centrada na transformação sofrida pela protagonista, uma recorrência na obra do autor e configura-se como um dos grandes exemplos do chamado Teatro Épico”, comenta Valero.

Outras notícias

Voluntários realizam entrega de presentes do Natal Solidário para 150 crianças

Casal é detido na Rodoviária de Cascavel com produtos contrabandeados do Paraguai

Foz do Iguaçu sedia feira estadual de talentos e ciência com 300 projetos de alunos


O diretor observa que, nesta terceira edição do curso Livre Teatro, surgiu uma nova possibilidade com o projeto tendo sido contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc: oferecer o curso de maneira gratuita. “Assim, com vistas em uma melhor distribuição das vagas, resolvemos destinar os recursos a um grupo formado exclusivamente por pessoas sem experiência teatral, nosso Grupo Iniciação”, explica Valero.

O espetáculo “Linha de Corte” será reapresentado, também na Usina Cultural, nos dias 6 e 7 de dezembro, em duas sessões a cada dia: 19h30 e 21h. Os ingressos para todas as sessões podem ser adquiridos gratuitamente pelo Sympla.


Peças com textos de Valero
A programação também inclui os espetáculos "Kiria, Puri e Vian", do Grupo Mancha, e "O Baita". As duas peças foram escritas por Valero, que também dirigiu o Grupo Mancha. Já “O Baita”, com o ator Jotapê Paix, teve direção de Adalberto Pereira, e conta ainda com Valero na cenografia e sonoplastia.


O espetáculo “Kiria, Puri e Vian” será apresentado na quinta-feira (04/12), no Centro Cultural SETA (Rua Guararapes, 579), às 20 horas. O espetáculo evoca cenas ligadas à vida de uma companhia de teatro, período de recessão política e relações interpessoais — temas que refletem inquietações artísticas e o contexto político do texto. Valero comenta que o texto se baseia no trabalho em sala e nas experiências coletivas. Ingressos gratuitos pelo Sympla.


Na sexta-feira (05/12), é a vez da apresentação de “O Baita”, às 20 horas, na Usina Cultural. Baita é um jovem chamado de gigante. Quem o chama assim é Mate, o “padrinho”. O velho desaparece, e Baita precisa seguir sozinho acompanhado por elementos simbólicos como o Sol, a Lua e o Rio. A peça aborda limites simbólicos/psicológicos e noção de paternidade marcada por perspectivas sociais discriminatórias. Os ingressos podem ser adquiridos gratuitamente pelo Sympla.


Berra!
O grupo avançado do Livre Teatro se apresenta entre 11 e 15 de dezembro, às 20 horas, na Divisão de Artes Cênicas (DAC/UEL). O espetáculo “Berra!” é uma livre adaptação de “O Rinoceronte” (1959), de Eugene Ionesco.


Valero afirma que o grupo, formado por atores com experiências diversas, buscou criar um espetáculo que tratasse de inquietações presentes, com foco na atuação. “Em ‘O Rinoceronte’, enxergamos nas personagens da cidade, na protagonista e no arco de suas transformações, o mote para nossa montagem”, comenta.


O texto original é um dos principais exemplos do Teatro do Absurdo, termo cunhado por Martin Esslin. A encenação busca manter todo o elenco em cena quase o tempo todo, construindo trajetórias contínuas.

Na montagem, a personagem central, Berra, se sente aquém das expectativas alheias. Críticas do amigo Jean agravam o desajuste. Surge na cidade uma epidemia que transforma pessoas em rinocerontes. Berra teme ser contaminada enquanto encara suas próprias transformações. Os ingressos podem ser comprados pelo Sympla.


Fichas técnicas e Serviço:
“Linha de Corte”
Quando: 30/11 (20h) e 06 e 07 de dezembro — sessões 19h30 e 21h
Onde: Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)
Ingressos: gratuitos — Sympla


“Berra!”
Quando: 11 a 15 de dezembro
Horário: 20 horas
Onde: DAC/UEL – Av. Celso Garcia Cid, 205
Ingressos: Sympla





Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Escola municipal de Cascavel enfrenta falta de água e situação afeta rotina

Cidade
Imagem de destaque

RF apreende 167 kg de maconha em duas ações na Ponte da Amizade em Foz do Iguaçu

Cidade

Operação "Filling the Gap" prende veterinário por tráfico de cetamina clandestina

Cidade

UEL figura entre as melhores universidades da América Latina de acordo com ranking

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Suspeito foge de abordagem, troca tiros com a GM e é preso na zona leste de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Família procura idoso de 62 anos desaparecido após sessão de hemodiálise em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.