Estes são jovens que cometeram erros. Mas que mostram arrependimento. E que também têm uma oportunidade de ganhar o próprio dinheiro de forma lícita. Ou seja, tem a chance de construir um futuro bem melhor.
A reportagem foi conhecer o trabalho da unidade do Centro de sócio educação, que está localizado no Bairro Cascavel Velho. Ao todo, são 86 colaboradores efetivos e mais 27 colaboradores terceirizados. Hoje, o Cense tem 40 internos que cumprem medidas sócio educativas de internação e também internação provisória. Os internos permanecem no cense entre seis meses e três anos. No caso da internação provisória, o período de internação é de 45 dias. O diretor da unidade explicou os delitos mais comuns.
O Cense trabalha pela ressocialização dos jovens e adolescentes. Os internos passam por um processo de escolarização que é obrigatório. Desenvolvem atividades esportivas. E também começam a trabalhar na horta. Dentro da unidade, os próprios internos passam por um sistema de graduação. E a grande recompensa é a inserção no mercado de trabalho.
Uma gráfica faz parte do termo de cooperação. E já usa mão de obra dos internos da unidade do Cense. O diretor industrial conta que os colabores são funcionários aplicados. Mas reforça que o grande benefício é oferecer um futuro melhor para estes jovens. E acredita no processo de ressocialização.