Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Projeto Letramento Digital abre terceira turma em Londrina em mais 24 escolas

18 mar 2024 às 15:29
Por: Assessoria de Imprensa

Na manhã desta segunda-feira (18), foi realizada uma aula inaugural da terceira turma do Projeto Letramento Digital em Londrina, cidade pioneira no Brasil a receber o projeto. A ação ocorreu na Escola Municipal Edmundo Odebrecht, localizada no distrito da Warta, uma das 24 escolas municipais selecionadas para receber o projeto nesta etapa, proporcionando atendimento integral do C3 (educação infantil) até o 5º ano (ensino fundamental).


O Projeto Letramento Digital tem como principal objetivo impulsionar o desenvolvimento de habilidades digitais e promover a inclusão social por meio da educação tecnológica. Ao longo de 2023, o projeto já alcançou mais de 600 crianças de 28 escolas municipais em Londrina, fornecendo uma experiência de aprendizado valiosa através da tecnologia.


A abertura da nova turma, composta por 24 escolas municipais e até 700 crianças, aproxima o projeto da marca de 1.300 alunos dos 4º e 5º anos capacitados, reforçando o compromisso com a educação tecnológica e inclusiva. O objetivo, agora, é atingir até 4.000 alunos no final do ano, além de formar 240 agentes multiplicadores do conhecimento, essenciais para a implementação do projeto nas escolas.


O projeto Letramento Digital foi implementado de forma inédita em Londrina pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). É executado pela Facti, como Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, com o apoio da Positivo Tecnologia, por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação. Para que Londrina sediasse o projeto-piloto do Letramento Digital, houve a articulação e envolvimento direto da deputada federal Luísa Canziani.


A Escola Municipal Edmundo Odebrecht, escolhida para receber a aula inaugural, é reconhecida pela qualidade de ensino e pela forte procura das famílias da região. A unidade se notabiliza pela sua oferta educacional abrangente, incluindo três projetos extracurriculares que atendem desde a educação infantil até o ensino fundamental. A implementação do Projeto Letramento Digital com os alunos representa mais uma iniciativa da escola em enriquecer o processo de aprendizagem e ampliar as oportunidades educativas disponíveis.

Outras notícias

Comando da 15ª brigada de infantaria Mecanizada emite nota sobre desaparecimento de armas

Nove pistolas Beretta 9mm desaparecem do 33ºBIMEC em Cascavel

Idoso que estava desaparecido é encontrado e resgatado em área de mata em Cascavel


A secretária municipal de Educação de Londrina, Maria Tereza Paschoal de Moraes, enfatizou que o resultado do letramento digital em Londrina é incrível. “Quando eu ouvi o relato dos pais e das crianças que já participaram do projeto, a impressão que tive é que eles descobriram uma nova linguagem. O letramento digital é muito importante porque a criança precisa conhecer o que é este mundo digital, como as coisas funcionam, ou seja, a ideia é que as crianças se alfabetizem neste universo digital e possam evoluir em diferentes áreas de conhecimento”, frisou.


Mais sobre o projeto – Além de impulsionar o desenvolvimento de habilidades digitais e promover a inclusão social por meio da educação tecnológica, essa iniciativa busca igualmente despertar o interesse das crianças por carreiras nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e na docência, criando um ambiente de aprendizado estimulante e cheio de futuras oportunidades.


Além disso, oferece às crianças a chance de aprender e experimentar com temas relacionados às TICs e visa capacitar e qualificar educadores e outros voluntários interessados para se tornarem Agentes Multiplicadores do Conhecimento. Estes agentes terão um papel essencial na realização das atividades educativas nas escolas, disseminando o conhecimento adquirido. A Facti, a Secretaria Municipal de Educação de Londrina e a direção das escolas estarão envolvidas no acompanhamento das atividades, para garantir o sucesso da capacitação das crianças.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Família comunica a morte de Deoclécio Tacca em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Semana deve ter dias nublados e chuvosos em Londrina, segundo o Simepar

Cidade

Londrina tem mais de 900 vagas de emprego disponíveis para esta semana

Cidade

Quase 3 mil candidatos não comparecem Ao primeiro dia de prova do Vestibular UEL 2025

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Onde está Rômulo? Esposa faz apelo para encontrar homem desaparecido

Cidade
Londrina e região

Moradora de Londrina comemora 105 anos rodeada de filhos e familiares

Cidade
Londrina e região

Chuva de meteoros Leonídeos iluminam o céu do Paraná no fim de semana

Cidade
Londrina e região

Menino de 7 anos é baleado após ser usado como escudo pelo próprio pai em Rolândia

Cidade
Londrina e região

Pais de casal morto durante atentado em escola de Cambé pedem R$ 2 mi de indenização

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.