O projeto Hoftalon nas Escolas, criado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizou neste sábado (27) a segunda edição do ano para atendimento de crianças de escolas da região oeste de Londrina.
Cerca de 200 estudantes entre 1 e 10 anos que da rede municipal passaram por uma triagem, feita pelos próprios professores, que selecionaram os alunos que podem ter alguma dificuldade de aprendizagem causada pela visão prejudicada. “Isso afeta diretamente a aprendizagem, principalmente a leitura, a escrita’, explicou Cristiane Sola, gerente de educação especial.
Amanda Ribeiro, mãe de uma estudante de 8 anos, percebeu que a filha estava tendo dores de cabeça constantes e dificuldade para enxergar. “Ela fala da dor de cabeça, que a visão está turva. Graças a Deus a gente conseguiu”, falou a auxiliar de serviços gerais.
O projeto social foi implantado há 20 anos em Londrina, e hoje concretiza a parceria entre o Hospital dos Olhos e a Secretaria de Educação, para que as crianças recebam o acompanhamento necessário e os óculos de maneira totalmente gratuita.
Depois de passar por todos os exames fornecidos pelo Hoftalon, as crianças que precisam usar óculos, recebem a receita com o grau, que será confeccionado na lente e já podem escolher modelo dos óculos.