Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Projeto conta história de mulheres descendentes de italianos em Londrina

28 nov 2022 às 09:03
Por: Assessoria de Imprensa
- Foto: Divulgação

Com a proposta de dar voz e luz à história de vida de sete mulheres descendentes de imigrantes italianos que contribuíram de diversas maneiras para a sociedade londrinense, o projeto “Os Bravissimi na Terra Roxa” realiza nesta terça-feira (29), às 19 horas, no Museu Histórico de Londrina, o lançamento do catálogo bilíngue “O Chamado do Sangue” (‘Il Richiamo del Sangue’), com a participação especial do Coro Tempos Dourados, sob regência de Regina Balan. Versado para o italiano pela tradutora Vanessa Christina Araújo, a publicação teve organização de Álvaro Perini Canholi, também responsável pela produção do projeto, e Aguinaldo Moreira de Souza. O projeto gráfico foi de Pablo Blanco. 


Realizado por meio do patrocínio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina), a proposta tem como proponente a Associação de Cultura Italiana I Bravissimi e é resultado de quase três anos de trabalho. A iniciativa também inclui uma mostra virtual com imagens e depoimentos das mulheres contempladas pelo projeto que pode ser acessada pelo site http://chamadodosangue.com.br/. O pré-lançamento desta mostra aconteceu no dia 22 de setembro, no Espaço Cultural AML.


Com 80 páginas, o catálogo terá, nesta primeira edição, 500 exemplares, que serão distribuídos em instituições de estudo e guarda da memória no Brasil e na Itália. “Esse material impresso reforça a nossa proposta de resgatar de forma autêntica as vozes dessas mulheres, depoimentos repletos de representatividade. Assim, busca-se trazer ao público um trabalho que, no caminho da preservação de bens e valores culturais, renderá admiráveis frutos, já que a história da presença italiana em Londrina e no Norte do Paraná não se encontra registrada em outros suportes que não o das narrativas de memorialistas de nossa terra”, afirma o produtor do projeto e um dos organizadores do catálogo, Álvaro Perini Canholi. “Esta publicação é um chamado: lança luz às mulheres pertencentes a diversas famílias italianas que se estabeleceram nos limites norte-paranaenses e visa trazer à tona suas recordações e memórias, preenchendo lacunas que a história oficial deixou de lado”, pontua Canholi.


Lançado em 10 de dezembro de 2019, o projeto inicialmente previa uma exposição física no Museu Histórico de Londrina, que seria levantada por meio do resgate de acervos familiares inéditos que representassem o fazer profissional dos imigrantes italianos e seus descendentes em solo londrinense. 

Outras notícias

Sulmetais abre vagas de emprego em diversos setores em Cascavel

Estrada da Perobinha é interditada para gravações de filme "Assalto à Brasileira"

Londrina 90 anos: escolha as melhores ideias para a cidade em vídeos dos Visionários Tarobá


Entretanto, devido à pandemia, o trabalho de coleta desses materiais foi sendo adiado, ao mesmo tempo em que a pesquisa histórica e a análise de acervos ganhou fôlego, revelando algo que alterou o foco da proposta: havia um latente silenciamento em relação à figura da mulher nos registros históricos, o que, em união a entrevistas que foram realizadas com familiares (descendentes diretas ou que construíram laços muitos fortes com italianas e italianos) acabou por indicar o papel fundamental dessas mulheres não só na manutenção da família, mas na construção da Londrina que hoje conhecemos.


A partir desta nova percepção, seguindo protocolos que visavam garantir a saúde de todas as pessoas envolvidas no projeto, surgiu a proposta de realizar uma pesquisa que se converteria em registros culturais que resgatam e celebram a história de sete mulheres pertencentes à famílias italianas da cidade por meio de entrevistas virtuais e/ou on-line, conduzidas pela historiadora Taiane Micali.


Com esses produtos culturais (exposição virtual e catálogo), deu-se voz e imagem a momentos e inspirações pertencentes às histórias de sete londrinenses: a dentista e administradora Julieta Caminhoto Rotondo, a professora e doceira Valderês Pereira Penteado, a professora e museóloga Marina Zuleika Scalassara, a professora e historiadora Amélia Tozzetti Nogueira (in memoriam) – cujo depoimento já integrava arquivo do Museu Histórico de Londrina –, a costureira e agricultora Otildes de Paula Budeu, a engenheira e empresária Cristiana Veronesi e a atriz e produtora cultural Melissa Andreazza, conhecida em Londrina como Mel Campus. Vale pontuar que no decorrer do processo de realização do projeto, uma das mulheres contempladas faleceu: Amélia Tozzeti. Além disso, também ocorreram neste período a passagem do historiador Jorge Romanello, que muito contribuiu para a realização da pesquisa histórica e o falecimento de Silvandira Ferraresi, antes mesmo do início das entrevistas, inviabilizando sua participação.


O projeto contou ainda com a produção executiva da PÁ! Artística, a parceria do Museu Histórico de Londrina e com os seguintes apoiadores: Espaço AML Cultural, Espaço Villa Rica, Hotel Crystal, Restaurante Brasiliano, Super Muffato, Estúdio Musical Flauta e Fole, Midiograf, Comitato degli italiani all’estero – COM.IT.ES (Circunscrição Paraná & Santa Catarina) e Vice-Consulado Honorário da Itália.

Sugestão de legendas de fotos (em anexo):

 

 

Saiba mais:


De acordo com IBGE, mais de 1 milhão de pessoas italianas vieram para o Brasil entre 1876 e 1920.

Em Londrina, na década de 1930, imigrantes e descendentes italianos constituíam o maior número de imigrantes no município, totalizando mais de 600 indivíduos.

 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Acidente em Céu Azul deixa 13 feridos, incluindo uma vítima grave, diz Oficial

Cidade
Imagem de destaque

Estado firma convênio de R$ 25,4 milhões para melhorias de vias em Cascavel

Cidade

Interligações em redes podem afetar o abastecimento em bairros de Londrina

Cidade

EJA: Educação para Jovens e Adultos está com matrículas abertas em Cascavel

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Agricultor encontra cadáver em avançado estado de decomposição na zona norte

Cidade
Londrina e região

Estádio do Café recebe 2ª edição do Futebol Solidário; evento reúne cantores e jogares

Brasil e mundo
Brasil

Vídeo mostra momento em que jovem cai de edifício em Balneário Camboriú e morre

Cidade
Londrina e região

Homem é preso após matar esposa e atacar suposto amante da mulher em Londrina

Cidade
Cascavel e região

Após ser despejada, mulher fica três dias morando em meio a chuva no Parque Verde

Podcasts

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.