A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Londrina está recrutando voluntários com pré-diabetes, maiores de 18 anos, para participar de uma pesquisa científica que investiga como mudanças no estilo de vida podem prevenir o diabetes tipo 2.
O estudo terá duração de três anos e oferece acompanhamento gratuito por uma equipe multidisciplinar da PUCPR. Os participantes receberão orientações personalizadas sobre alimentação saudável, atividade física regular e outras estratégias de cuidado para evitar a progressão da pré-diabetes, condição em que os níveis de glicose no sangue estão acima do normal, mas ainda abaixo do diagnóstico de diabetes.
Podem participar pessoas com hemoglobina glicada entre 5,7% e 6,4%, IMC entre 18,5 e 34,99 kg/m², e que não estejam em acompanhamento nutricional ou com personal trainer nos últimos seis meses.
“O objetivo do estudo é fornecer conhecimento e suporte para que os participantes adotem hábitos de vida mais saudáveis, reduzindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2”, explica o coordenador do curso de Medicina da PUCPR Londrina, professor Paulo Roberto Bignardi.
O programa é uma iniciativa da Escola de Medicina da PUCPR – Câmpus Londrina, em parceria com a Beneficência Portuguesa e o Proadi-SUS, do Ministério da Saúde.