Nesta quinta-feira (06) o Delegado da Receita Federal de Londrina, Reginaldo Cezar Cardoso, fez a entrega de mais de R$ 5 milhões em mercadorias para o Hoftalon (Hospital de Olhos de Londrina). Trata-se de material ótico (lentes, armações) apreendidas pela Receita Federal no combate ao contrabando. Esse material será utilizado pelo Hoftalon para confecção de óculos para população carente de todo estado do Paraná.
O Hoftalon é o único hospital oftalmológico filantrópico do Paraná, tem mais de 30 anos de serviços prestados para a população e congrega atualmente o maior número de oftalmologistas no país: são mais de 130 profissionais da área, além de médicos do trabalho, clínicos gerais, anestesistas, cardiologistas, infectologistas, neurologistas e pediatras. Somente em 2021, somou mais de 100 mil atendimentos, 40 mil exames e quase 10 mil cirurgias. Aproximadamente 90% dos atendimentos da instituição é pelo SUS e cerca de 120 municípios que integram as Regionais de Saúde de Apucarana, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Jacarezinho e Londrina.
Segundo o delegado da Receita Federal, "trata-se na maior doação deste ano em termos de valores, e é importante lembrar que todo esse material foi retirado de circulação porque não pagava impostos e concorria de maneira desleal com os estabelecimentos regulares do ramo ótico. Agora, com a parceria do Hoftalon, esses bens podem ser revertidos em benefício da população carente, sem prejudicar os comerciantes legalizados."
O diretor de Relações Institucionais do Hoftalon, Mário Basso, "uma das primeiras destinações do material recebido será a ampliação do Projeto Primeiros e Pequenos Olhares, que atende crianças das escolas públicas de Londrina."
No ato de Destinação também foram doados bens para realização de bazar e levantamentos de fundos.