A polêmica envolvendo os descontos indevidos nos benefícios do INSS continua, mas há uma boa notícia para os aposentados que foram lesados: os pagamentos de ressarcimento estão autorizados e devem começar a partir do dia 24 de julho.
É o caso de Pedro, aposentado há 16 anos, que percebeu que mais de R$ 80 estavam sendo descontados indevidamente todos os meses. Diante da situação, ele procurou pessoalmente a agência do INSS de Cascavel para buscar esclarecimentos sobre o ressarcimento.
Segundo o cronograma do governo, os pagamentos ocorrerão a cada 15 dias, beneficiando cerca de 1,5 milhão de pessoas por etapa. Os valores serão pagos integralmente e com correção. No entanto, apenas um terço dos aposentados prejudicados será contemplado neste primeiro momento.
Muitos segurados que tiveram descontos entre março de 2020 e março de 2025 recorreram à Justiça. Para aderir ao acordo de pagamento, será necessário suspender a ação judicial. Em contrapartida, o INSS se compromete a pagar 5% de honorários aos advogados dos beneficiários.
Para receber os valores, os aposentados deverão procurar o INSS por meio dos canais oficiais de atendimento. Após análise, os aprovados entrarão na lista de pagamento. Com tantos beneficiários aguardando valores significativos, o alerta é para que os segurados fiquem atentos a tentativas de golpe durante o processo.