Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Londrina registra 192 novos casos de dengue em uma semana; confira o boletim completo

Levantamento semanal da doença mostrou incidência elevada de casos prováveis em dois distritos e no Panissa
19 mar 2025 às 20:15
Por: Assessoria de Imprensa
Foto: Emerson Dias / NCom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou, na tarde desta quarta-feira (19), o novo boletim epidemiológico semanal da dengue. De acordo com os dados, do dia 1º de janeiro até a última terça-feira (18), foram registradas 6.075 notificações da doença, sendo que 774 foram confirmadas e 3.858 descartadas. Outros 1.443 casos seguem em análise. São 192 novos casos divulgados no informe; no boletim divulgado no dia 12 de março, eram 582 confirmações. Não foram registrados óbitos provocados pela dengue. Com relação à chikungunya, o boletim trouxe três notificações, das quais uma foi confirmada (caso importado), outra foi descartada e uma continua em análise.


Regiões com maior incidência


O boletim da SMS também aponta as regiões da cidade com mais casos prováveis de dengue e onde a população deve ficar em alerta. De acordo com os novos dados divulgados pela Saúde, foi registrada uma incidência crescente de notificações da doença no Jardim Bandeirantes, na zona oeste; no Piza, no Parque das Indústrias (Pind), no Jamile Dequech e União da Vitória, todos na zona sul.


O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, destacou o crescimento significativo das notificações, em comparação com a semana epidemiológica anterior. “Esse aumento foi observado nos bairros atendidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Panissa, Bandeirantes, Piza, Pind, Jamile Dequech e União da Vitória, assim como nos distritos de Maravilha e Warta. O mapa de calor reforça essa tendência de aumento das notificações, destacando áreas já mapeadas”, disse.


Reforço de ações

Outras notícias

Secretaria de Educação faz mapeamento para identificar unidades escolares com vagas

24 de abril: Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais destaca importância da inclusão

Cemitérios de Cascavel têm túmulos e gavetas abandonadas; Acesc cobra regularização


Por conta disso, disse Ribas, a SMS intensificou as ações de bloqueio de casos suspeitos nas UBSs Piza, Pind, Jamile Dequech e União da Vitória. Além disso, os distritos de Maravilha e Warta também terão reforço nas ações de controle vetorial, devido ao aumento recente no número de casos.


“A situação exige ações contínuas e emergenciais, com a participação ativa da população no combate aos criadouros e no cumprimento das orientações das equipes, a fim de conter o avanço da epidemia e reduzir a pressão sobre os serviços de saúde”, ressaltou o gerente.


Drone e mutirões


O uso do drone para o mapeamento de criadouros, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), segundo Nino Ribas, seguem sendo “uma ferramenta essencial no monitoramento de locais de difícil acesso”. Além disso, ele explicou que os mutirões em colaboração com a CMTU continuam e “também têm sido armas importantes para a remoção de criadouros”.


Fumacê


De acordo com o gerente de Endemias da SMS, as áreas atendidas pelas UBSs Panissa e Bandeirantes já vêm recebendo o UBV Pesado, o popular fumacê, e os mutirões de limpeza, “com o objetivo de reduzir rapidamente a população adulta do vetor e eliminar criadouros em larga escala, minimizando o risco de transmissão”, destacou Ribas.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Moradores de rua ocupam terrenos e aumentam sensação de insegurança em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

PM prende dois homens com cheques clonados em Cascavel

Cidade

Ciclofaixa na Rua Duque de Caxias divide opiniões em Cascavel

Cidade

Chuva e frio mudam a paisagem nas ruas de Cascavel

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Taxista desaparecido é encontrado morto em área de mata na zona norte de Londrina

Brasil e mundo
Brasil

VÍDEO: onça ataca equipe durante resgate de corpo de caseiro morto pelo animal

Cidade
Londrina e região

Gaeco de Londrina deflagra a operação que investiga desvios de recursos em cooperativa agrícola

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 35 anos morre após bater em traseira de caminhão na BR-369, em Cambé

Cidade
Londrina e região

Taxista de Cambé desaparece após corrida com três passageiros nesta terça-feira

Podcasts

Podcast Heróis e Vilões | EP 4 | Richards Moura

Podcast Café com Edu Granado | EP 9 | Clayton Fukumothi

Podcast Falando de Gestão | EP 7 | Tomada de Decisão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.