O primeiro Dia D do Outubro Rosa, que aconteceu no último sábado (15), em 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), realizou 973 exames ginecológicos preventivos ao câncer de colo de útero, o chamado Papanicolau. Também foram agendadas 551 mamografias, 193 ultrassonografias endovaginal, 147 ultrassonografias das mamas e 20 exames de ultrassom ginecológico.
Das 1.946 vagas ofertadas nas UBSs no sábado, 1.479 foram preenchidas, das quais 973 compareceram. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, acompanhou o início do Dia D na UBS do João Paz, na região norte.
“Ampliamos o acesso para atender as mulheres que não conseguem se deslocar durante a semana até uma UBS, porque sabemos a importância da realização de exames preventivos dos cânceres de mama e de colo de útero, pois quando diagnosticados precocemente têm quase 100% de chances de cura”, enfatizou Machado.
O secretário fez um apelo para que as mulheres tirem um tempo para cuidar de si mesmas. “Sabemos que a mulheres têm um papel fundamental na família, cuidam dos filhos e maridos, da casa, e muitas vezes acabam esquecendo do autocuidado. Mesmo fora do Outubro Rosa, orientamos que elas procurem uma unidade, para buscar atendimento de um profissional qualificado, até para tirar as suas dúvidas, analisar se precisam fazer o preventivo, se há indicação de mamografia e outros exames”, disse.
A coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Priscila Colmiran, disse que, além dos exames realizados, as UBSs fizeram diversas atividades em sala de espera, de orientações sobre o autocuidado e autoexame das mamas. Algumas unidades também disponibilizaram café da manhã, ofereceram lembrancinhas, ressaltando a importância destas mulheres nas unidades.
“Mesmo sem chuva houve um número significativo de faltosas, 34%, e isso reforça a o papel de divulgarmos para as mulheres a importância delas irem até uma unidade de saúde procurar atendimento”, frisou.
A Campanha Outubro Rosa 2022 pretende estimular a prevenção e o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero. O público-alvo são mulheres de maior risco para incidência que tenham entre 50 e 69 anos (câncer de mama) e entre 25 e 64 anos (câncer de colo uterino). As mulheres fora da faixa etária também podem ser atendidas, mas preferencialmente dentro das agendas de rotina das unidades.
Próximo Dia D
Será realizado neste sábado (22), das 8h às 14h, desta vez em 23 UBSs. Para participar do Dia D é necessário agendar um horário, previamente, por telefone ou presencialmente na UBS. Cada mulher terá um horário para seu atendimento, a fim de que ela possa ser melhor atendida e não precise ficar esperando por muito tempo, evitando também aglomerações.