A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, nesta terça-feira (10), das 8h30 às 16h, o Drive-Thru de Vacinação Contra a Gripe no Centro Cívico Bento Munhoz da Rocha Neto, em frente à Prefeitura, com entrada na Avenida Duque de Caxias, 635. Estarão atendendo a população, 13 profissionais de saúde, os quais levarão, incialmente, 1 mil doses da vacina. Se houver necessidade, a quantidade poderá ser ampliada.
A campanha objetiva vacinar a população que estiver de carro, mas as pessoas que estiverem a pé também poderão receber a dose. Neste sentido, o comércio ao redor pode se organizar para que suas equipes compareçam à Prefeitura para serem vacinadas. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estará apoiando a ação no controle e segurança do trânsito, viabilizando o bom fluxo da vacinação do drive-thru.
No mesmo dia do drive-thru, haverá um ponto de vacinação na Câmara Municipal, das 13h30 às 15h, voltado ao público-interno. “Estaremos com um time de ponta para atender o público da prefeitura, do fórum, toda a comunidade que mora na região e as pessoas que passarem pelo local. Também estaremos na Câmara, levando vacina para os trabalhadores e para as pessoas que estiverem de passagem”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó.
A iniciativa faz parte das ações descentralizadas de vacinação, realizadas em todas as regiões na cidade, nas zonas urbana e rural, com apoio da sociedade civil. A intenção é aumentar cobertura vacinal da população contra a gripe e reforçar a prevenção de outras síndromes respiratórias. Atualmente, a cobertura vacinal contra influenza, em Londrina, está em 44,79% do público-alvo (idosos, crianças e gestantes).
A campanha de vacinação contra a gripe em Londrina está liberada para a população em geral, acima de 6 meses de idade, e disponibiliza em todas as Unidades Básicas de Saúde (SMS) do município. A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS) é tríplice, ou seja, protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no hemisfério sul nos últimos meses: influenza A (H1N1 e H3N2), e Influenza B (linhagem Victoria).