A Prefeitura de Londrina começa a realizar, em março, um novo modelo de programação de oficinas, cursos e outras atividades formativas, totalmente gratuitas, voltadas à capacitação e qualificação do público atendido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). O foco prioritário é possibilitar e facilitar a inserção das mulheres londrinenses no mercado de trabalho, estimulando a geração de renda e oportunidades. Para 2023, o formato das ações foi repaginado em uma iniciativa centralizada, com o agrupamento das agendas em diferentes eixos e a criação de novos segmentos temáticos para ampliar o alcance e a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos.
Com este objetivo, o Programa de Capacitação e Qualificação Profissional foi lançado e divulgado – no dia 1º de março – juntamente com a programação do Mês da Mulher, e é viabilizado por meio de uma rede articulada de apoio que envolve antigos e novos parceiros da SMPM, envolvendo entes dos setores público e privado. No decorrer de março, cerca de 30 atividades estão programadas.
Os trabalhos inseridos nesse calendário abrangem programas realizados junto a diferentes parceiros, dentre os quais capacitações e qualificações para atuação em supermercados (Siemerc/Instiemerc); Construção Civil (Sinduscom); Asseio, Conservação e Portaria (Facop/Siemaco); Mecânica Automotiva (Senai); Programa de Inclusão Digital (Projeto Join); Incentivo ao Empreendedorismo (Sebrae). Outras linhas temáticas são Saúde e Bem-Estar (Sesc/COM); Capacitação e Qualificação Profissional – Senac (Centro e Norte); e área de Alimentos (UTFPR/ Consultomaq).
O público feminino ainda terá a oportunidade de participar, dentre diversas ações, de cursos e workshops de primeiros socorros, massagem modeladora, dança do ventre, design de sobrancelhas, teatro, inclusão digital, maquiagem social, defesa pessoal, além de ações educativas, encontros e eventos.
As atividades já tiveram início, na quinta-feira (2), com uma aula de Yoga Hormonal, conduzida pela própria Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), direcionada à prevenção e neutralização dos sintomas da menopausa, também sendo uma forma de ajudar quanto a outras formas de desequilíbrios hormonais.