Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Secretário das Cidades, Guto Silva, assina convênio para Ponte Estaiada em Toledo

11 fev 2026 às 09:17
Por: Portal Tarobá
Foto: Secom

O convênio para a construção da ponte estaiada de Toledo recebeu a última assinatura necessária nesta terça-feira (10), durante a visita do secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, à Prefeitura de Toledo. O documento, no valor de R$ 47.373.407,73, foi formalizado em ato realizado no auditório Acary de Oliveira, anexo ao Paço Municipal, e viabiliza a interligação das avenidas Primeiro de Maio e José João Muraro.

O secretário foi recepcionado pelo prefeito Mario Costenaro e pelo vice-prefeito Lucio De Marchi. A comitiva contou ainda com a presença do deputado estadual Marcio Pacheco e do secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos. Também participaram do ato o deputado federal Dilceu Sperafico e os vereadores Ricardinho Santos, Marcos Zanetti e Professor Oseias.


A assinatura do convênio pelo governador Ratinho Júnior ocorreu ainda em janeiro, durante o mesmo ato de inauguração da duplicação da PR-317, em Toledo, restando apenas a formalização por parte da Secretaria de Estado das Cidades.


Outras notícias

Prefeitura de Londrina divulga programação do Carnaval no Zerão

Suspeito de homicídio no Jardim Melissa é preso em Cascavel

Reunião no Show Rural debate gargalos de infraestrutura e energia no Oeste do Paraná

A ponte terá 230 metros de extensão total, sendo 160 metros de estrutura estaiada, promovendo a ligação entre dois extremos da cidade. O projeto prevê faixas exclusivas para veículos, ciclistas, pedestres e cadeirantes, além da implantação de mirantes para contemplação da paisagem natural. O projeto executivo foi integralmente custeado por um grupo de empresários toledanos e apresentado oficialmente ao Governo do Estado em cerimônia realizada em outubro de 2025.


Ao comentar a relação do município com o Governo do Estado, o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, salientou a importância de Toledo para o Paraná, destacando a contribuição econômica e social do município para o desenvolvimento estadual. Conforme afirmou, o volume de investimentos destinados à cidade reflete esse papel estratégico e a relação direta entre o que Toledo produz e o retorno em obras estruturantes. “Toledo contribui demais para o Paraná e é justo que esse reconhecimento venha na forma de investimentos. O que estamos entregando aqui é o resultado do quanto a cidade participa do crescimento do Estado”, disse.


Na sequência, ao tratar especificamente da ponte estaiada, Guto Silva avaliou que a obra representa um investimento compatível com a dimensão e as necessidades do município, inserida em um conjunto mais amplo de ações do governo estadual. Para o secretário, a estrutura simboliza a conexão entre diferentes regiões da cidade e acompanha o ritmo de crescimento local. “Essa ponte representa uma nova conexão para Toledo, uma obra que dialoga com o tamanho da cidade e com o futuro que está sendo construído aqui”, pontuou.


Ao abordar o processo de viabilização dos investimentos, o prefeito Mario Costenaro afirmou que os recursos destinados a Toledo são resultado do planejamento técnico e do trabalho conjunto entre o município e o Governo do Estado. Segundo ele, a exigência de projetos bem estruturados representou um desafio inicial, superado pela atuação do corpo técnico da Prefeitura e pela cooperação institucional. “Foi preciso planejar, elaborar projetos e correr atrás das oportunidades. Tivemos uma equipe técnica preparada e um trabalho integrado com o Estado, o que permitiu que esses projetos avançassem e se transformassem em investimentos para Toledo”, declarou.


Na mesma linha, o secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, destacou que a organização e a atuação conjunta dos municípios do Oeste foram determinantes para o reconhecimento das demandas regionais pelo Governo do Estado. De acordo com ele, a superação de disputas internas possibilitou a apresentação de pautas integradas, resultando em investimentos voltados a necessidades históricas da região. “Quando os municípios se organizaram e passaram a falar juntos, o Oeste começou a ser ouvido. Foi essa união que possibilitou que o Estado reconhecesse a importância da região e trouxesse investimentos que não aconteciam antes”, afirmou.


Ao fazer um resgate histórico, o deputado federal Dilceu Sperafico lembrou que, por muitos anos, o Oeste do Paraná foi visto apenas como uma região produtora, sem receber investimentos compatíveis em infraestrutura, apesar de sua relevância econômica. Ao destacar a força produtiva regional, reforçou o papel estratégico do Oeste para o Estado e para o país. “No passado, era uma região que só se preocupava que produzisse, com infraestrutura ruim e estradas ruins. Hoje, o Oeste é a maior região produtora do Paraná, e o Paraná é o maior produtor de proteínas do Brasil”, afirmou.


Já o deputado estadual Marcio Pacheco ressaltou a importância da ponte estaiada para a mobilidade urbana e para o desenvolvimento de Toledo, destacando que a obra fará a ligação entre diferentes regiões da cidade, como a Pioneira e o Jardim Porto Alegre. Ao comentar a condução do projeto, reconheceu a articulação da administração municipal junto ao Governo do Estado. “Sabemos a importância dessa ponte para ligar a Pioneira ao bairro Porto Alegre e o quanto ela vai trazer mais comodidade e desenvolvimento para Toledo. O prefeito Mario, junto com o vice, tem feito uma gestão que garante essa atenção do governo para o município”, afirmou.


Representando o Legislativo municipal, o vereador Ricardinho Santos destacou a importância do evento para Toledo e o momento vivido pelo município com a liberação de investimentos do Governo do Estado. Ao falar em nome da Câmara Municipal, ressaltou o sentimento de orgulho diante dos avanços anunciados. “É um grande momento para o nosso município, que passa a vivenciar importantes investimentos do governo estadual. Para nós, da Câmara Municipal, e para todos os vereadores aqui presentes, é motivo de orgulho acompanhar esse avanço de Toledo”, declarou.


O vice-prefeito Lucio De Marchi ressaltou que a ponte estaiada terá papel estruturante para a mobilidade urbana e para o desenvolvimento de Toledo, ao promover a ligação entre duas regiões estratégicas do município. Segundo ele, a obra vai impulsionar o crescimento dos bairros atendidos e reforça a atenção do Governo do Estado com a cidade. “Essa ponte vai ligar dois grandes bairros de Toledo, a Grande Pioneiro e o Jardim Porto Alegre, e será uma obra estruturante que vai desenvolver ainda mais essas regiões. É resultado do trabalho do Estado, junto com o governador Ratinho Júnior, olhando com atenção para Toledo”, afirmou.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Cornélio Procópio registra primeiro óbito por dengue no Paraná em 2026

Cidade
Imagem de destaque

Jornal Primeira Hora é apresentado diretamente do estande do Sindicato Rural no Show Rural

Cidade

Carnaval na Praça tem atrações para toda família no próximo sábado, em Cascavel

Cidade

PRF apreende armas de airsoft, anabolizantes e eletrônicos na BR-369, em Corbélia

Mais Lidas

Cidade
Brasil

Comércio de rua e shoppings de Londrina mantêm funcionamento normal durante o Carnaval

Cidade
Londrina e região

Motorista envolvido em acidente que matou jovem em Londrina é identificado

Cidade
Londrina e região

Acidente grave entre dois carros mata três pessoas na BR-369

Blog do Nassif
Londrina e região

Pousada na Ilha do Mel é reconhecida entre as melhores do Brasil

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 23 anos sofre ferimentos graves em colisão na zona sul de Londrina

Podcasts

Podcast do Marcelo Villa | EP 3 | Agro, Inovação e Negócios | Marcelo El Kadre

Podcast Falando de Gestão | EP 47 | Gestão, Educação e Propósito | Dilson Catarino

Podcast Café Com Edu Granado | EP 50 | Mundo da Beleza com Propósito | Gustavo Campassi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.