A Campanha da Fraternidade 2025, lançada no início desta semana pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), tem como tema a Ecologia Integral, convidando todos a refletirem sobre a urgência de cuidar do planeta.
A campanha busca integrar a fé cristã com a responsabilidade socioambiental, promovendo uma relação mais harmônica entre a humanidade e a criação divina. Ailton Lima, coordenador da Pastoral da Ecologia Integral e Secretário de Meio Ambiente de Cascavel, destaca a importância de ações práticas para preservar a natureza e garantir a sustentabilidade.
"É um tema muito forte, especialmente neste período em que estamos enfrentando inúmeras crises climáticas. O planeta está pedindo socorro. O próprio Papa Francisco faz uma analogia, dizendo que nosso planeta está febril. O calor que estamos sentindo neste momento são sinais de febre, que demonstram que ele está doente, precisando de cuidado, carinho e zelo. A Campanha da Fraternidade vem com essa intenção: chamar a atenção da comunidade para cuidar da nossa casa comum", afirmou Ailton Lima.
O cartaz da campanha, que inclui elementos naturais como árvores e rios, reforça a mensagem de que a Terra é um presente de Deus, digno de respeito. O lema “Deus viu que tudo era muito bom” reforça essa visão sagrada da criação. Durante a Quaresma, a campanha seguirá com atividades religiosas e ações práticas envolvendo a preservação ambiental.
Ailton ainda destacou que as mudanças climáticas afetam mais as pessoas mais vulneráveis. Além de afirmar que a junção das funções de coordenador da pastoral e secretário de meio ambiente
que facilita a integração entre a campanha da CNBB e a implementação de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental em Cascavel.