Sete famílias de produtores rurais próximas à Estrada das Três Figueiras, em Ibiporã, ficaram sem energia elétrica desde o temporal da última sexta-feira (7), enfrentando prejuízos e dificuldades no dia a dia.
A falta de eletricidade afeta o trabalho e o cuidado com os animais. O produtor Nelson Caetano lamentou a morte de pintinhos no galinheiro, já que não foi possível moer a ração. O aquário também ficou vazio devido à paralisação dos equipamentos.
Sobrevivência e Prejuízos Domésticos
Sem energia elétrica, as famílias recorrem a soluções improvisadas. Dona Lucia de Fátima Caetano precisou usar a luz do dia para tarefas domésticas e cozinhou toda a carne da geladeira para evitar perdas. O freezer ficou vazio. À noite, velas são usadas para iluminação e a água precisa ser aquecida manualmente para o banho.
O produtor Luís Antônio da Silva destacou que a situação tem sido exaustiva, lembrando que o atendimento da Copel costumava ser mais rápido e eficiente. Nelson Caetano afirmou que já fez várias solicitações por telefone e presencialmente, mas até o momento o fornecimento de energia não foi restabelecido.
Em contato com a Copel, a energia foi religada em Ibiporã ainda na manhã desta terça-feira (11).