Com a chegada da ExpoLondrina, que acontece entre os dias 5 a 14 de abril, o setor hoteleiro da cidade se prepara para receber o público que reservou as vagas com antecedência. Segundo o Sindhoteis Londrina, os meios de hospedagem projetam um crescimento de 15% a 30% em relação à taxa média de ocupação.
Nos últimos anos, o turismo de eventos e negócios gerados pela ExpoLondrina tem impactado o setor hoteleiro com uma característica especial. A maior parte de quem se hospeda na cidade tem o perfil de ser profissional que vai trabalhar durante os dias de evento.
Os grandes atrativos do evento são os negócios gerados no Parque de Exposições Governador Ney Braga, referentes ao agronegócio e pecuária, que atraem profissionais e interessados de várias regiões do Brasil.
Além disso, a realização de leilões presenciais e as apresentações de grandes ídolos da música nacional, especialmente do gênero sertanejo, potencializam pessoas de outras cidades nos meios de hospedagem de Londrina. Mas é o agronegócio o principal atrativo da feira, que traz profissionais e interessados de várias regiões do Brasil, que movimentam a rede hoteleira.
Mas nos últimos anos o número de visitantes diminuiu, reflexo da pandemia e agora provavelmente pela situação econômica do país.