Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Sistema de saúde de Cascavel avança no atendimento a pacientes com trauma ortopédico

14 mar 2025 às 12:29
Por: Portal Tarobá

O trauma ortopédico tem sido uma das principais demandas do sistema de saúde da macrorregião de Cascavel, resultando em longos períodos de espera para os pacientes. No entanto, medidas recentes, com atuação conjunta entre o Estado e o Município, têm contribuído para reduzir esse tempo de espera, melhorando a qualidade do atendimento e acelerando o processo de tratamento.


Uma das principais inovações no atendimento foi a implantação de uma quarta sala de cirurgia no Hospital Universitário do Oeste do Paraná, especificamente para o centro de cirurgias programadas. A sala começou a funcionar nesta quinta-feira e já trouxe resultados positivos, aumentando o número de cirurgias diárias de 12 para 19, com o funcionamento estendido das 7h da manhã à meia-noite. Segundo a direção do hospital, a novidade ajudará a reduzir significativamente o tempo de permanência dos pacientes nos corredores e dará maior agilidade no atendimento aos casos de trauma.


Atualmente, cerca de 60% da demanda atendida pelo hospital são de pacientes vítimas de trauma ortopédico. A nova sala de cirurgia não é a única mudança que está transformando o cenário. Outra medida importante foi a alteração no fluxo de encaminhamento dos pacientes ortopédicos das unidades de pronto atendimento (UPAs) de Cascavel. Antes, os pacientes frequentemente aguardavam até 10 dias para serem transferidos para o ambulatório do HU. Com a nova organização, agora os pacientes são encaminhados para o ambulatório em até 24 horas, o que tem aliviado a sobrecarga nas UPAs e acelerado o atendimento.

Segundo o secretário de saúde de Cascavel, as mudanças já trazem reflexos positivos nas UPAs, que agora conseguem atender os casos urgentes com mais eficiência. 


Além disso, a terceirização das cirurgias eletivas, iniciada em setembro do ano passado, tem sido uma solução eficaz para reduzir a fila de espera. Uma empresa foi contratada para realizar os procedimentos, o que já possibilitou a realização de cerca de 2.300 cirurgias, atendendo pacientes que aguardavam anos por uma intervenção. O contrato, no valor de 32 milhões de reais por 12 meses, tem gerado bons resultados e a expectativa é de que o serviço seja mantido após o término do contrato, em setembro.


Com essas ações, o sistema de saúde de Cascavel tem avançado de forma significativa na redução do tempo de espera por cirurgias ortopédicas, proporcionando um atendimento mais ágil e eficaz para a população.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Mulher é morta à tiros no Loteamento Belmonte, em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Governo do Paraná suspende instalação de pórtico de cobrança na BR-369 em Rolândia

Cidade

Cascavel se despede do pioneiro Paulo Popiolek, fundador da Lamix

Cidade

Cão farejador localiza maconha em barraco abandonado no Jardim Cristal

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é preso por suspeita de chefiar quadrilha de estelionato em Londrina

Cidade
Londrina e região

Ratinho Júnior visita Londrina e autoriza início das obras do Terminal Metropolitano

Cidade
Cascavel e região

Mulher procura delegacia para tirar via de RG e é presa em Cascavel por ordem do STF

Cidade
Londrina e região

Prefeitura de Londrina anuncia mudança no comando da Secretaria de Educação

Brasil e mundo
Brasil

Mara Maravilha segue internada na UTI e não tem previsão de alta

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 46 | Trajetória na Comunicação | Carmen Cavaletto

Podcast Café com Edu Granado | EP 48 | Fé, Vocação e Esperança | Agnaldo Pereira e Fernando Carioca

Podcast PodGuest | EP 18 | Geyzom Aragão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.