Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Superação da pobreza é o desafio da Assistência Social em Londrina

24 fev 2023 às 16:15
Por: Portal Tarobá

Londrina tem mais de 58 mil pessoas sem nenhum tipo de renda, e um total de mais de 26 mil famílias que dependem exclusivamente de benefícios sociais para se manter. Superar a pobreza é um desafio imenso que mobiliza toda a rede de assistência e passa pela aposta em capacitação para transformar histórias.

 

A recessão econômica seguida de uma pandemia fez muita gente empobrecer. Dados da secretaria de Assistência Social mostram esse aumento. Em 2019, Londrina tinha 51.243 famílias no CadÚnico. Em 2022, o número subiu para 72.476.

 

“Tem famílias que tinham um emprego, um financiamento, mas viviam de aluguel, por exemplo, e perderam um emprego, elas desceram de classe social. Isso fez com que elas estivessem em uma situação de vulnerabilidade maior. Eu sempre digo que a fome não vem sozinha”, disse a secretária de Assistência Social de Londrina, Jacqueline Micali.

Outras notícias

Família de idosa denuncia suposta negligência médica após morte no Hospital do Câncer

Cão Ramball localiza bolsa com mais de 100 porções de drogas na zona leste

Londrina lança primeira Operação Cidade Segura de 2026 para repressão à criminalidade

 

O trabalho de superação da pobreza começa Prefeitura. O atendimento é agendado. As equipes analisam a situação da família e fazem a inserção no CadÚnico. O Cras (Centro de Referência de Assistência Social) acompanha.

 

“É avaliada a condição de vulnerabilidade que a família apresenta. O nosso papel principal é de acompanhamento das famílias para vencer as vulnerabilidades. Fazemos encaminhamentos das crianças e adolescentes, acompanhamos a família para que ela não rompa seus vínculos, incluímos em uma geração de trabalho e renda. Tudo isso para que a família vença a situação e não dependa mais do benefício”, explicou Micali.

 

Pobreza é sinônimo de insegurança alimentar. A Escola Social Marista, no Conjunto João Paz, na zona norte da cidade, oferece o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para 350 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Trabalho que também passa pela distribuição de alimentos. "Às vezes a gente não tem nem o que dar para os nossos filhos em casa e eles ajudam muito”, disse a desempregada Carolina Aparecida Alves.

 

O Clube das Mães Unidas é um projeto financiado e gerenciado pela secretaria de Defesa Social e oferece mais de 30 cursos profissionalizantes para cerca de 500 pessoas por mês. “Através dos cursos, eles podem ter acesso a renda, colaborar com a renda da família, além de outros benefícios que vem junto, como a autoestima, o conhecimento, que agrega muito também”, apontou a assistente social Danielle Rodrigues.

 

No Jamile Dequech, famílias atendidas por programas de transferência de renda municipais participam de reuniões no Colégio Estadual Carlos Mungo. “A gente levanta com as famílias as demandas para que possamos, de alguma maneira, trabalhar junto com a rede de serviços, visando uma melhor qualidade de vida”, completou a assistente social Bruna Bavia.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Gestante fica ferida após capotamento na marginal da BR-277 em Cascavel

Cidade
Imagem de destaque

Polícia Federal prende jovem com mais de 21 kg de maconha em Foz do Iguaçu

Cidade

Homem é encontrado morto segurando arma de fogo em meio ao capim no Jardim Almada

Cidade

Solidariedade: cadelinha de vítima de feminicídio é adotada em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Família de idosa denuncia suposta negligência médica após morte no Hospital do Câncer

Cidade
Londrina e região

Avião de Rondônia com paciente a caminho de Arapongas é interceptado pela FAB

Cidade
Cascavel e região

Homem preso por gravar mulheres no banheiro é encontrado morto na cadeia em Toledo

Cidade
Londrina e região

Idosa é atropelada por moto enquanto atravessava a Avenida Dez de Dezembro

Cidade
Londrina e região

Tarifa de ônibus sobe para R$ 6,25 a partir de segunda-feira em Londrina

Podcasts

Podcast Arte do Sabor | EP 6 | ​​Como o azeite é produzido?

Tá no Pod | BW8 Insight Arena | EP 1 | Empreendedorismo e gestão

Podcast Café Com Edu Granado | EP 46 | Empreendedorismo e Disciplina | Paulo Ferro

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.