“Séria, eu?” A pergunta, que soa como uma tentativa de dar satisfação ao público e corrigir uma imagem distorcida, poderia ser repetida nos últimos 180 dias pela nova apresentadora do programa Tarobá Cidade, da TV Tarobá, que vai ao ar de segunda a sexta, às 11 da manhã. Mas não é preciso dar esse tipo de justificativa em forma de questionamento. Quem vem assistindo ao matinal desde o dia 06 de março, data em que a atração mudou de comando, já tem a resposta a cada gargalhada espontânea da titular. Patricia Chiosi assumiu o programa há exatamente meio ano, e prova a cada edição que não, não precisa dar satisfação a ninguém!
“Desde que recebi o convite para assumir o Tarobá Cidade, meu objetivo sempre foi o de inspirar pessoas, motivar mesmo, desde a busca pelo autoconhecimento até a descoberta de um talento adormecido, um espírito empreendedor. Enxerguei também a possibilidade de orientar pessoas a evoluir como ser humano, como mãe, pai, amigo, profissional. E, acima de tudo, quero divertir! Se eu tiver conseguido isso com um só telespectador, já atingi meu propósito.” A sentença de Patricia com a missão do programa também demonstra os valores a que se propôs quando aceitou o desafio de sair da seriedade da chefia de um departamento para essa nova empreitada. O TC foi capaz de revelar ainda uma face pouco conhecida da apresentadora, que revela ter o bom humor na veia e a empatia na alma.
Na telinha, Patricia Chiosi é uma das figuras mais “exibidas” de Londrina ao longo de quase três décadas. Jornalista com formação superior, desde 1995, está no ar ininterruptamente (nesta mesma TV Tarobá) há não exatos 27 anos (a data exata é 20 de setembro... quase, hein!). Na trajetória, acumulou a bagagem do jornalismo diário, desempenhando funções como reportagem, edição, apresentação de jornal (de bancada!), além de ter participado dos principais projetos da Tarobá ao longos dos seus 27 anos de existência (achou coincidência?). Esteve presente na transmissão de todas as eleições municipais (nas quais a emissora sempre teve a maior cobertura local), no auge do carnaval de rua de Londrina, na intensa Expolondrina e tantos outros eventos que marcam até hoje a cidade. E como não citar a riqueza de documentários em que a jornalista mergulhou na pesquisa e transformou o conteúdo em ricos materiais, como os que contaram a história de Londrina (80, 85 e 88 anos), e tantos outros.
Desde o início de 2020, a jornalista foi incumbida da chefia do departamento de jornalismo, chamado de Central de Produção de Conteúdo, do Grupo Tarobá de Comunicação, o que engloba TV, Rádio Tarobá FM, Portal Tarobanews e Redes Sociais. A tarefa, nada fácil, para quem sempre esteve à frente da câmera, e assumiu a função de toda a coordenação nos bastidores, rendeu à Patricia Chiosi a fama de uma mulher brava, que comandou uma equipe de quase 30 pessoas com “mãos de ferro”, como já disseram dela.
Somada a essa imagem um tanto pejorativa, já havia a anterior, a da jornalista séria, de pouco sorriso. Coisas que o “hard news” impõe. “Afinal, como vou noticiar um homicídio, um acidente ou uma corrupção política com um sorrisinho no rosto?”, desafia Patricia.
Porém, numa bela manhã de março, ainda no cenário que a fez profissional – a sede do Grupo Tarobá – a jornalista com quase meio século de vida, entrou no ar de uma forma diferente de tudo o que ela já tinha vivido. Sorridente, leve, plena... em resumo: ela mesma! Coisas que só o entretenimento permite. Mais humana e menos cascuda... Das coisas que o jornalismo lapida, também estão a sensibilidade extrema, a vontade de ajudar o outro e de ver o mundo melhorar. Coisas que essa apresentadora, que completa seis meses na nova trajetória, exerce de segunda a sexta, sempre ao vivo desde 6 de março, “realizando um sonho que nem sonhei”, como Patricia Chiosi gosta da descrever...