O evento de Carnaval de rua de Londrina, que acontece neste domigo (19), conta com o bloqueio de trânsito nos dois sentidos da Avenida dos Expedicionários às 8h. cerca de 2 km do estacionamento do Jardim Botânico, onde a programação tem início às 14h.
A festa aconteceria no Aterro do Igapó e, segundo Bernardo Pellegrini, secretário municipal de cultura, a mudança para o Jardim Botânico foi decidida para proporcionar mais conforto, qualidade e segurança para o foliões, levando em consideração a previsão de chuvas para a região.
"Será a mesma programação, com mais qualidade", destaca Pellegrini. A festa começará às 14h, com a concentração dos blocos de rua e atividades de oficinas do projeto Fábrica. A partir das 8h o trânsito estará impedido e permanecerá até às 22h. Das 8h às 13h, apenas a entrada de veículos dos organizadores da festa será permitida.
O início do evento conta com blocos Barbada e Rua Eklétika, que farão a concentração com apresentações culturais a partir das 14h e, às 16h, seguirão ao palco montado na área cimentada do estacionamento do Jardim Botânico.
Logo após a apresentação, o Bloco Barbada seguirá com uma carreta de som não motorizada, em cortejo. Em seguida, o Rua Eklétika se apresenta com grupos de dança, percussão e dois artistas locais que levarão os foliões até o palco, com a ajuda de carro de som puxado.
O Bloco Bafo Quente se apresentará em um palco montado na área cimentada do estacionamento e o show acontece das 18h às 21h. O projeto Fábrica estará ao lado, com demonstrações de trabalhos e apresentações culturais. As crianças e adolescentes integrantes poderão voltar para casa, com a ajuda dos ônibus que estarão à disposição a partir das 16h.
A estrutura contará com apoio de duas UTIs (Unidades de terapia intensiva) móveis e o Samu, mesmo na central, em prontidão para chamados no local. O secretário ressalta que o local não contará com praça de alimentação e orienta que os participantes levem o que forem consumir, com bebidas sem garrafas de vidro.
Confira o mapa do local: