O trecho da BR-277 em Cascavel é o quarto com maior número de acidentes do estado. A informação consta um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal a pedido da nossa reportagem. O balanço mostra que só neste ano, 93 acidentes foram registrados no trecho da 277 em Cascavel. O ranking conta com:
BR-116 CURITIBA: 151 ACIDENTES;
BR-376 MARINGÁ: 117 ACIDENTES;
BR-116 CAPINA GRANDE DO SUL: 116 ACIDENTES;
BR-277 CASCAVEL: 93 ACIDENTES.
Por ter grande extensão no perímetro urbano e ser tão importante para tanto para deslocamento de pessoas quanto escoamento da produção, a BR-277 acaba registrando alto número de acidentes e infelizmente, muitas vezes grave.
Outros dados que chamam a atenção estão relacionados às causas dos acidentes. No topo esta a reação tardia ou ineficiência do condutor.
- REAÇÃO TARDIA OU INEFICIECIA DO CONDUTOR
- AUSÊNCIA DE REAÇÃO DO CONDUTOR
- VELOCIDADE INCOMPATÍVEL
- ACESSAR A VIA SEM OBNSERVAR OUTROS VEÍCULOS
- INGESTAÇÃO DE ÁLCOOL
- FALTA DE DISTÂNCIA DO VEÍCULO DA FRENTE
- FALHAS MECÂNICAS OU ELÉTRICAS
- TRANSITAR NA CONTRAMÃO
- DORMIR AO VOLANTE
Segundo a PRF, o acidente registrado nesta semana em Cascavel, em que uma criança morreu ao ser ejetada do veículo, pode ser acontecido por conta do quarto motivo, falta de atenção aos veículos da via.
Saída de pista é o principal tipo de acidente registrado, mas colisões dominam a lista, aparecendo nas posições 2, 3 e 4.
- SAÍDA DE PISTA
- COLISÃO TRASEIRA
- COLISÃO TRANSVERSAL
- COLISÃO LATERAL
- TOMBAMENTO
- COLISÃO COM OBJETO
- COLISÃO FRONTAL
- ATROPELAMENTO DE PEDESTRES
- QUEDA DE OCUPANTE DE VEÍCULO
- INCÊNDIO
Ao todo, só neste ano, 280 pessoas perdream a vida em acidentes nas rodovias federais do Paraná. Quatro dessas mortes aconteceram na BR-277 em Cascavel.