Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

UBSs de Londrina abrem para o Dia D de Multivacinação neste sábado

Paralelamente, as unidades também terão oferta de preventivo contra o câncer de colo de útero, avaliação das mamas e solicitação de exames, dentro da Campanha Outubro Rosa
15 out 2025 às 15:37
Por: Portal Tarobá
Foto: Emerson Dias/NCom

Neste sábado (18), das 8h às 17h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina estarão abertas para o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. A ação é voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade, visando atualização da Caderneta de Vacinação com as vacinas disponíveis no Calendário Nacional. 


Pessoas de até 59 anos também podem aproveitar a campanha para atualizar a caderneta vacinal, reforçando a proteção, principalmente, contra sarampo e febre amarela. Para participar, não é necessário agendar horário, bastando comparecer à UBS de referência, com documento de identificação em mãos e, de preferência, com a Carteira de Vacinação.


A Campanha Nacional de Multivacinação foi lançada pelo Ministério da Saúde (MS) no dia 6 de outubro. Em Londrina, a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30 para vacinação.


Durante a campanha, estão sendo ofertadas todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, entre elas as que protegem contra poliomielite e sarampo. A mobilização também prioriza o resgate de quem ainda não recebeu doses contra febre amarela e sarampo.


Com relação ao sarampo, toda a população de 6 meses a 59 anos pode se vacinar, reforçando a proteção e prevenindo a reintrodução da doença no Brasil. A campanha também oferta uma intensificação da vacina contra o HPV para pessoas na faixa etária de 15 a 19 anos que não receberam a dose de rotina dos 9 aos 14 anos. Ela protege contra diversos tipos de câncer, como colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço, além de verrugas genitais.

Outras notícias

Londrina entra para o Guinness Book com o título de Maior Papai Noel do Mundo

Paraná usa tornozeleira eletrônica para proteger mulheres com medida protetiva

Rio Bonito do Iguaçu Inicia um lento recomeço em busca de reconstrução


A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, informou que na primeira semana da Campanha de Multivacinação houve um aumento de cerca de 20% no número de vacinados em comparação com a primeira semana do mês anterior. “De 6 a 14 de outubro, somaram-se 8.249 doses aplicadas de vacinas variadas. Esse resultado mostra o engajamento das famílias e o compromisso das equipes de saúde. É um avanço importante, mas reforçamos o convite para que todos que ainda não atualizaram a carteira de vacinação procurem a unidade mais próxima e aproveitem o dia D. Manter as vacinas em dia é essencial para proteger nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.


Outubro Rosa – Paralelamente, as UBSs também terão, neste sábado (18), no mesmo horário, oferta de preventivo contra o câncer de colo de útero, avaliação das mamas e solicitação de exames, dentro da Campanha Outubro Rosa. Para participar, é necessário agendar atendimento direto na UBS ou via telefone da unidade. 


Vacinação contra Hepatite A e HPV em usuários da PrEP


Também neste sábado (18), das 8h às 16h, a SMS vai disponibilizar as vacinas contra Hepatite A e HPV em usuários da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP). A ação será no Centro de Referência Bruno Piancastelli Filho, antigo CIDI, na Alameda Manoel Ribas, 1.


A PrEP é um método do Ministério da Saúde que usa medicamentos para prevenir o contágio pelo HIV, reduzindo em mais de 90% o risco de infecção. A vacinação reforça as estratégias de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, hepatites e sífilis.


Durante a ação, também serão ofertadas 24 consultas para pessoas interessadas em iniciar o uso da PrEP. O agendamento pode ser feito no site da Prefeitura (https://portal.londrina.pr.gov.br/agendamentos), para a agenda do dia 18, disponível a partir de quinta-feira (16).


Neste ano, Londrina já registrou 26 casos de Hepatite A, quase o triplo dos nove casos confirmados em 2024. A vacinação contra a doença é recomendada para crianças de 15 meses a 4 anos e para grupos específicos, como pessoas vivendo com HIV, hepatopatias e usuários da PrEP.


De acordo com a secretária municipal de Saúde, Vivian Feijó, campanhas como essa chamam a atenção da população para a relevância da necessidade de manter a carteira em dia. “Há oportunidades para melhorar a proteção contra o sarampo, colocar em dia a vacinação contra o HPV dessa população mais exposta e reforçar a prevenção contra a Hepatite A, cujo número de notificações vem crescendo em Londrina. Por isso, Londrina aderiu a esse movimento nacional para que a gente possa buscar a melhoria contínua dos nossos indicadores. Fazemos esse chamado para que a população procure no sábado as nossas UBSs, que vão estar abertas tanto na cidade como na zona rural”, frisou.


A cobertura vacinal contra a Hepatite A na faixa etária de 1 a 4 anos, no município, atingiu 82,50% até julho de 2025, segundo o painel de cobertura vacinal do Ministério da Saúde. No Paraná, o índice chegou a 84,99%.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Segurança e comunidade: novo presidente do CONSEG de Cascavel detalha planos de gestão

Cidade
Imagem de destaque

Polícia Civil prende suspeito de latrocínio contra idoso espancado em Ibiporã

Cidade

Tetrafônica leva rock nostálgico para o palco do Sextou na Concha nesta sexta-feira

Cidade

Após dias, abastecimento de água retorna lentamente ao Jardim Coliseu em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Aeroporto de Londrina doa itens esquecidos e confiscados para bazar da APAE

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil procura suspeito de sequestrar e matar jovem em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Carro cai de ribanceira após cachorro acidentalmente engatar ré na zona sul de Londrina

Cidade
Londrina e região

Polícia Civil divulga foto de suspeito de assaltar chácara e esquecer o documento no local

Cidade
Londrina e região

UEL promove diplomação póstuma de jovem morta em feminicídio

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.