A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPPG) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) iniciou, nesta quarta-feira (5), o período de candidaturas para os cursos de Especialização (lato sensu), referentes ao 1º semestre de 2026. A oferta é robusta, com 30 cursos distribuídos por sete Centros de Estudos da Universidade.
Os interessados em cursar uma das especializações devem efetuar a inscrição online exclusivamente pelo site da ProPPG, e realizar o pagamento de uma taxa de R$ 81,00 para ter a candidatura deferida.
A UEL disponibiliza uma vasta gama de áreas de estudo, incluindo:
Ciências da Saúde: Análises Clínicas, Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde, Clínica Psicanalítica e Neurociências.
Tecnologia e Exatas: Engenharia de Software, Machine Learning, BigData, Estatística e Engenharia de Estruturas.
Direito e Ciências Sociais Aplicadas: Direito Civil e Processo Civil, Direito Penal, Direito Previdenciário, Gestão Tributária e Contabilidade e MBA em Gestão de Projetos.
Comunicação e Artes: Direção de Arte, Ergonomia e Mídias Digitais.
As informações detalhadas sobre o prazo de inscrição, o número de vagas e os critérios de seleção devem ser consultadas nos editais específicos de cada curso.
Inscrições e Isenção da Taxa
O processo de inscrição exige o upload de documentos digitalizados, incluindo RG (obrigatório para fins acadêmicos), CPF, diploma de graduação (ou documento de colação de grau), e certidão de nascimento ou casamento.
Há possibilidade de isenção da taxa de R$ 81,00 para doadores de sangue (com duas doações comprovadas) e para prestadores de serviços eleitorais em dois eventos oficiais. O resultado dos pedidos de isenção será divulgado nas páginas individuais de cada Especialização.
Seleção e Matrícula
As listas de aprovados serão publicadas nos editais das páginas das Especializações no dia 2 de março de 2026. Os selecionados deverão realizar a matrícula de 3 a 5 de março, pelo Portal do Estudante de Pós-Graduação. O início das aulas está programado para 16 de março, marcando o começo do 1º semestre letivo de 2026.