Os 25 aspirantes da Guarda Civil Municipal de Apucarana (GCM Apucarana), sendo 20 homens e cinco mulheres, estão no município de Sarandi desde a semana passada onde cumprem a última etapa da escola de formação, que é o “Módulo Guarda Armada”.
Com a capacitação, todos os novos guardas vão estar aptos à formatura, que acontece neste dia 30 de outubro, às 19 horas, em solenidade aberta a familiares e convidados a ser realizada no auditório do Centro Cultural Fênix. “Alinhada ao cumprimento da disciplina de armamento e tiro, que tem carga horária de 140 horas, os aspirantes também concluem neste final de semana – sábado, domingo e segunda-feira – as atividades de estágio nas ruas, que é uma atividade que já realizaram durante o dia da eleição e que conta com suporte e monitoramento dos guardas civis veteranos”, informa Reinaldo Donizete de Andrade, comandante da guarda.
Aprovados em concurso público, os novos Guardas Civis Municipais foram convocados em fevereiro deste ano e iniciaram a escola de formação em meados de maio, com instrução que vem sendo ministrada pelo Núcleo de Ensino da Guarda Civil Municipal de Sarandi. “Além da capacitação da nova turma, o contrato firmado com a Prefeitura de Apucarana também incluiu a atualização dos demais 28 guardas civis em atividade”, informa De Andrade, comandante da GCM Apucarana, relatando que a nova turma é composta por 20 homens e cinco mulheres.
O prefeito Júnior da Femac ressalta que com a incorporação dos novos formandos, o contingente passará dos atuais 28 para 53 guardas.
Júnior da Femac lembra ainda que ao longo dos últimos cinco anos a prefeitura promoveu a reestruturação da corporação, que envolveu a criação de um plano de carreira e estatutos próprios, investimentos em novas viaturas, equipamentos e tecnologia. “Um planejamento que agora é coroado com a formatura da nova turma, a segunda desde a criação da entidade há 19 anos”, contextualizou o prefeito, enaltecendo o trabalho realizado pelo superintendente de Segurança e Trânsito de Apucarana, tenente-coronel da reserva PM/PR, Marcos José Facio, neste novo momento da GCM.
Instituição civil, desmilitarizada e órgão integrante da administração direta do Poder Executivo subordinada ao Gabinete do prefeito, cabe à GCM Apucarana garantir segurança aos órgãos, entidades, agentes, usuários, serviços e ao patrimônio público municipal.