Todos os locais
Todos os locais
Cidade

Universidade Estadual de Londrina divulga a data do Vestibular 2025

15 mar 2024 às 13:07
Por: Portal Tarobá
- Foto: SETI-PR

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) divulgou a data do vestibular de 2025. Segundo a universidade, as primeiras provas serão aplicadas no dia 29 de setembro, com avaliações de habilidades específicas para os cursos de Música, Design de Moda, Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais.

 

Ainda de acordo com a UEL, as provas de conhecimentos gerais serão aplicadas no dia 17 de novembro e a avaliação de redação e prova discursiva de conhecimentos específicos acontecerá no dia 18 de novembro.

 

No final do ano passado, o CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), aprovou a aplicação de um novo modelo de vestibular que será aplicado em fase única, com dois dias, já com a aplicação da prova de conhecimentos específicos e redação. Lembrando que na avaliação de conhecimentos específicos, serão compostas três questões discursivas em cada disciplina.

Outras notícias

Receita Federal apreende 130 quilos de maconha em carga de produto agrícola em Cascavel

Polícia conclui inquérito de morte de motociclista na Avenida Carlos João Strass

Exército mobiliza quase 1500 militares após sumiço de pistolas em Cascavel

 

Para chegar ao modelo aprovado ontem, a universidade instituiu um grupo de especialistas que trabalhou a partir de uma metodologia que incluiu debates sobre a reforma do ensino médio, consulta à comunidade interna e externa e uma avaliação qualitativa. Foram organizados grupos focais com graduandos, docentes da UEL e professores do Ensino Médio. Diante dos resultados, foi feita uma análise quantitativa e qualitativa para elaboração do relatório final.

 

Entre as alterações para o vestibular 2025, além da fase única, estão as seguintes:

 

- Para que a prova de redação e de conhecimentos específicos seja corrigida o candidato terá que ter 25% de acertos na prova de conhecimentos gerais.

 

– Para a prova de língua estrangeira o candidato terá de escolher, no momento da inscrição, entre a língua inglesa e a língua espanhola.

 

– As obras de literaturas deverão ser indicadas nas seguintes categorias: a) autora mulher, b) autor paranaense, c) autor contemporâneo, d) autor de séculos anteriores, e) autor africano que escreve em língua portuguesa/autor português, f) autor que fale sobre os negros, g) obras que instiguem a reflexão sobre a realidade social e econômica do país, h) contos, i) álbum de música, j) poesia. Uma única obra poderá apresentar mais de uma categoria. O número de obras de literaturas solicitadas deverá ser oito, sendo a maior parte delas de domínio público. As obras de literaturas deverão ser substituídas 50% a cada três edições do vestibular.

 

– As provas de Habilidades Específica (PHE) serão realizadas antes da prova de Conhecimentos Gerais. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico, a prova deverá ser realizada em um único turno com duração máxima de cinco horas. Para o Curso de Música, a PHE continuará com o mesmo formato da edição do vestibular de 2024.

 

– Para os cursos com concorrência igual ou menor que um candidato por vaga a prova do vestibular passa a ser classificatória, o candidato não pode ter nota final zero.

 

– O vestibular será aplicado apenas em Londrina.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Carro furtado é recuperado pela PM em área de mata do Jardim Marabá em Londrina

Cidade
Imagem de destaque

Moradores e motoristas reclamam de asfalto deteriorado na região central de Londrina

Cidade

Confira o funcionamento dos serviços municipais no feriado da Consciência Negra

Cidade

Homem em surto causa tumulto em motel e é encaminhado à UPA pela polícia em Cascavel

Mais Lidas

Cidade

Comando da 15ª brigada de infantaria Mecanizada emite nota sobre desaparecimento de armas

Cidade
Cascavel e região

Nove pistolas Beretta 9mm desaparecem do 33ºBIMEC em Cascavel

Cidade
Cascavel e região

Morre Lucimara Ferreira de Souza, mãe brutalmente agredida pelo filho, em Toledo

Cidade
Londrina e região

Onde está Rômulo? Esposa faz apelo para encontrar homem desaparecido

Cidade
Londrina e região

Obras da Sanepar afetam abastecimento em Londrina e Cambé na próxima quarta-feira

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.